Mais royalties, menos verba fixa: o fornecimento esportivo dos grandes já mudou

vasco5

Negócio fechado: o Vasco da Gama trouxe a Diadora de volta ao nosso futebol de clubes. E trouxe reconfirmando a tendência de que os contratos esportivos megamilionários do pre-Copa 2014 (como Flamengo-adidas e o já desfeito São Paulo-Under Armour) estão, cada vez mais, no passado.

Repare: o Vascão terá a garantia de um valor mínimo (não se sabe quanto) em verba e material, mas o grosso do faturamento está atrelado aos royalties sobre vendas, que começam em 20% e, conforme o desempenho, podem chegar a 24%. Números à parte, é a mesma fórmula da parceria entre UA e Fluminense — que, especula-se, deverá ser aplicada também no Sport.

vasco2

Contratos até mais enxutos do que esses — só com royalties e sem verba — são comuns. A novidade é que estejam chegando aos grandes do nosso futebol. Que o mercado esteja regredindo? Não. Está apenas se ajustando. E os clubes devem fazer o mesmo. A tentativa de cogestão entre Santos e Kappa foi um sinal. O contrato on demand do Vitória com a Topper (ainda que enfrente várias dificuldades comerciais) é outro. Sem contar a enxurrada de marcas próprias lançadas pelos clubes ditos “pequenos e médios”.

O lado bom disso tudo: depender de vendas é depender do torcedor. E, para isso, será necessário não só conhecê-lo (do pefil à localização e poder aquisitivo), mas abrir espaço para que ele participe dos processos de escolha e até criação dos materiais — algo que sempre defendemos, e enfatizamos desde Santos-Kappa.

O acordo entre Vasco e Diadora, e os futuros contratos que venham a seguir esse modelo, podem se tornar cases populares. É só combinar com a arquibancada.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasFutebol MarketingMercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial