TOP 10 | Os melhores cartazes do Leganés em 2016-17

leganez

Uma das melhores notícias do final da temporada 2016-17 na Europa foi a permanência do Leganés na LaLiga Santander. Não apenas por seu apelo romântico — um clube simpático, de uma cidade pequena na periferia de Madrid, que desafia os grandes da Espanha com pouco dinheiro e os pouco menos de 11 mil lugares do seu estádio Municipal de Butarque, e etc.; mas, sim, por marketing.

Poucos clubes no futebol espanhol promovem suas partidas tão bem como os pepineros (lembra o porquê desse apelido?). E, certamente, ninguém gasta tão pouco para isso. Na contramão de vídeos superproduzidos e demais que tais, o Lega aposta em dois cartazes por jogo — um físico, outro digital —, com abordagens criativas e oportunistas.

pepino

Como já dissemos aqui, essa estratégia vem desde os tempos em que o Leganés figurava na Terceirona espanhola. E, como era de se supor, ganhou cartaz Espanha e mundo afora em 2016-17. Abaixo, selecionamos os dez melhores — e mais um, que, você verá, não poderia ficar de fora. Divirta-se e constante como ainda é possível fazer marketing com boas ideias e baixo custo.

l

1. vs Atlético de Madrid


001_Leganes_Atletico_Madrid

NO NOSSO FORTE, SIM, VOCÊ SÃO BEM-VINDOS. Brincadeira com o apelido de “time de índios”, que o Atlético de Madrid ganhou nos anos 1960 e 70, ao contratar vários jogadores sul-americanos; que, diga-se, fariam o clube ser campeão mundial. Já na estreia de 2016-17, outros tempos, nada além de um 0x0.

l

2. vs Barcelona

002_Leganes_Barcelona

QUE SEJA O QUE DEUS QUISER… OU NÃO. Uma “heresia boleira”: afinal, meros mortais da periferia de Madrid poderiam derrotar um deus do futebol como Leo Messi? Não puderam: Leganés 1×5 Barcelona, com dois gols do argentino.

l

3. vs Valencia


003_Leganes_Valencia

ESPERAMOS QUE ESSA SEJA UMA DAS VANTAGENS DE JOGAR PELA MANHÃ. Propaganda de oportunidade, já quem Lega e Valencia abririam o domingo de futebol da rodada. Mas o morcego taronge dormiu só no cartaz: 2×1 para os visitantes.

l

4. vs Real Sociedad


005_Leganes_Real_Sociedad

UM BASCO VEM ME VER. Paródia do filme “Um Mostruo Viene a Verme” (“A Monster Calls”, no original), em que o Leganés aproveitou para ativar os oscars de Asier Garitano e Alexander Szymanowski como, respectivamente, os melhores treinador e jogador estrangeiro da Liga 123 (Segundona) na temporada anterior — além de eleger o atacante Omar Ramos como vencedor do “XI Trofeo Dom Pepino 2015-16”. Bom? Mas ficou melhor: do dia do jogo, os pepineros vestiram o Butarque de cinema e deram pipoca de graça aos torcedores. Só faltou o final feliz: 2×0 para os bascos.

l

5. vs Villarreal


006_Leganes_Villarreal

ADAPTAMOS O ESTÁDIO PARA A SUA VISITA. Se o Villarreal é o submarino amarillo, então que Butarque se encha d’água. E não foi só no cartaz que o Leganés foi um anfitrião bonzinho: 0x0 e um ponto na conta dos visitantes.

l

6. vs Eibar


007_Leganes_Eibar

O FUTEBOL DA VELHA ESCOLA. Homenagem a um “clássico interregional” das divisões inferiores nos anos 1990 e 2000. E se o Lega costumava faturar o Eibar no passado, não foi além de um empate na elite: 1×1.

l

7. vs Celta de Vigo


008_Leganes_Celta

NÃO SOMOS O MELHOR REMÉDIO PARA UMA RESSACA COPEIRA. Outro cartaz de oportunidade, aproveitando a prioridade que o Celta dava para as copas — Copa del Rey e UEFA Europa League. Mas o pepino caiu bem aos galeses: 2×0.

l

8. vs Sporting Gijón


009_Leganes_Gijon

A “CULÍN LEAGUE”. PORQUE OS DE BAIXO TAMBÉM JOGAM FINAIS. ÁcidoAcéticoPepineiro. Aqui temos uma ambiguidade, já que culín significa “um golinho de vinho” — referência visual do cartaz — e “Culín League” é um óbvio trocadilho com “cunilínguis” — sexo oral, ou seja, nas partes baixas, como Leganés e Gijón também estavam na parte de baixo da tabela. Melhor para os visitantes: 2×0.

l

9. vs Real_Madrid


010_Leganes_Real_Madrid

AI MAMÃE! — ET, SPOCK, DORAEMON, PICCOLO… E JUSTAMENTE O CR7 TINHA QUE NOS VISITAR? #PepineirosVsExtraterrestres. Os dois clubes são de Madrid, mas, perto do Leganés, o Real de Cristiano Ronaldo parece ter vindo de outro planeta. E o placar confirmou a expectativa: 4×2 para os blancos — curiosamente, sem gols do português.

l

10. vs Espanyol


011_Leganes_Espanyol

ORGULHOSOS DE SERMOS DIFERENTES DO RESTO. #MaravilhosasMinorias. Esse é sensacional: além do perico pepineiro, o Leganés “trouxe para Madrid” o posicionamento #MeravellosaMinoria, que o Espanyol utiliza para se diferenciar do Barcelona. Mas, em Butaque, os visitantes foram mais diferentes do que os anfitriões: 1×0 blanquiblau.

l

BONUS TRACK | Las Palmas


012_Leganes_Las_Palmas

ESQUEÇAMOS DAS MÃOS E PENSEMOS “NAS PALMAS”. #UseParaAnimar. Você não achou que ia faltar um cartaz como esse, achou? E deu certo: 3×0 para o Leganés, numa raríssima vitória em Butarque, fundamental para a permanência.

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Marketing