SOCIAL POST | Em português, Roma e Chelsea esquentam jogo da #UCL no Twitter

chel_rom_001

Diálogos entre clubes no Twitter não são novidade. Mas quando são em português, e dirigidos aos torcedores brasileiros, merecem destaque. É o caso dos caracteres trocados pelos perfis @ASRoma_Brasil e @ChelseaFC_pt, que ativaram o duelo de logo mais pela UEFA Champions League com um bate-papo amistoso — e “calculadamente espontâneo”.

E se a interação por postagem foi relativamente baixa (até as 9h30, o mais popular dos seis posts foi o segundo do Chelsea, com um comentário, sete RTs e 20 likes), a exposição do conteúdo, com certeza, foi alta, já que os perfis em português dos blues e giallorossi têm, respectivamente, 17,7 mil e 44,9 mil seguidores — que representam, pela ordem, 0,42% e 1,18% do público concentrado nas contas originais, em inglês e italiano.

Números baixos? Não para o mercado brasileiro, em que 69% das pessoas entre 16 e 29 anos delcaram ter um time europeu (IBOPE, 2015) e 19,5% se declaram não torcedores (Datafolha, 2016). Público que, certamente, está no Twitter, já que o Brasil registrou o terceiro mais crescimento de usuários em 2016. Vê? Tudo se encaixa. Não por acaso, “perfis BR” de clubes do Velho Mundo, como o @AS_Monaco_BR, que já destacamos aqui, têm um trabalho de social tupiniquim que vai da linaguagem ao cross. Conteúdo, além de convergência, gera influência. Golaço.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: MarketingRedes Sociais