SOCIAL POST | Como a Roma goleou no Facebook com a despedida de Totti

totti1

Mais de 70 milhões de visualizações em cinco dias (de 24 a 28 de maio). O único clube a romper — por quatro vezes — a barreira de 10 milhões de views em vídeos individuais durante maio de 2017. E tudo isso com uma base de “apenas” pouco mais de 8,8 milhões de seguidores. Ainda que a despedida de Francesco Totti tenha movimentado todos os perfis de social media da Roma, o Facebook foi o destaque absoluto.

totti2

Como se chegou a essa goleada? A explicação está em um artigo de Linked In do head de Digital ans Social Media da Roma, Paul Rogers. Segundo ele, a estratégia se baseou em três pilares:

1. GRADE DE TV — planejamento e pré-agendamento dos posts. Com essa previsibilidade em mãos, a Roma soube onde encaixar as eventuais oportunidades de conteúdo que surgiram ao longo dos dias, mantendo a coerência da programação;

2. COMPLEMENTARIEDADE — preservada a coerência da programação, a Roma pôde envolver seu público através do perfil de Face, utilizando o site oficial como ferramenta complementar de conteúdos mais complexos. Ou seja: o engajamento veio mais do próprio conteúdo e menos das plataformas; e

3. EMOÇÃOTotti é ídolo porque se tornou a definição do que é a marca AS Roma. E se a relação entre clube e torcedor é passional, a dos torcedores — e não só os romanistas — com Totti também tinha que ser. Rindo ou chorando, fanáticos de todos os clubes externaram seus sentimentos em reações, compartilhamentos e comentários.

totti4

Assim, a força de um ídolo ganhou alcance. Apenas no #TottiDay, em 28 de maio, os vídeos da Roma no Face ultrapassaram 44,5 milhões de views (ou seja, mais da metade do resultado total), com mais de 644 mil comentários e 147 mil comentários — sem contar as quase 5 milhões de visualizações no Instagram (entre vídeos e stories), 1,3 milhão no twitter e 817 mil no Snapchat.

Abaixo, listamos o TOP 10 de “Face-vídeos” da despedida de Totti. Como sua história nos gramados, esse case também é referência.

l

1. O estádio chora

l

2. Tributo

l

3. Os 10 melhores gols

l

4. Adeus à torcida
(ao vivo, em italiano e inglês)

l

5. Discurso de despedida

l

6. A última camisa

l

7. A história de Totti

l

8. As 10 melhores assistências

l

9. Selfie 360 graus

l

10. O ultimo jogo

totti3

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Com informações de: Paul Rogers. Imagem: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: MarketingRedes Sociais