Recado para a adidas: PUMA veste Chivas de México

mx6

#HazPatriaRojiblanca. Algo como “Pátria Amada Alvirrubra”, em tradução livre. É com esse conceito que a PUMA lança o novo terceiro uniforme do Chivas, que propõe um template da La Tri mexicana, vestida pela adidas.

Para já, a intenção da PUMA é utilizar o Chivas, que é o atual maior vendedor de camisas das Américas, para rachar as grandes vendas que a adidas certamente terá com seus mantos aztecas no período pré-Copa do Mundo FIFA 2018 (para que se tenha ideia, só em 2013-14 foram mais de 1,5 milhão de peças). Para o futuro, porém, a ambição é muito maior: desbancar a “prima” alemã no fornecimento esportivo do México.

mx2

A própria PUMA marca já “se candidatou” abertamente para essa concorrência, que deve acontecer apenas após a Copa do Mundo FIFA 2022, quando terminará o acordo com a adidas. E a pedida será alta, pois não é um contrato qualquer: a partir da última renovação, em 2014, estima-se que a marca das três listras desembolsará um total de US$ 250 milhões para continuar produzindo e comercializando os materiais da seleção mexicana.

A relação, porém, sofreu alguns abalos. O primeiro aconteceu em 2015, quando a adidas aboliu a tradicional camisa verde dos kits de jogo. E o segundo, logo depois da chacoalhada de 7×0 que o México levou do Chile na Copa América Centenário, quando a marca alemã colocou o goleiro chileno Claudio Bravo, seu embaixador, para tirar sarro dos mexicanos, fazendo com que muitos torcedores pedissem o fim da parceria.

mx7

Some-se a esse cenário a recente disposição da PUMA em quebrar parcerias importantes da adidas — como comprova o próprio Chivas, e, na Europa, o Olympique de Marseille, já acertado para 2018-19 —, e está servida uma disputa como há tempos não vemos no mercado latino-americano. Será?

mx3

mx4

mx5

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasMarketingMercadoNegócios