RCD Espanyol se irrita com o governo da Catalunha que exalta o FC Barcelona e se “muda” pra Samoa

530297920-fc-barcelona-v-real-cd-espanyol-la-liga

No ano passado escrevemos sobre como o FC Barcelona movimenta a economia da Catalunha e nesta semana, uma polêmica envolvendo os clubes da região e a agência de turismo do governo tomou conta das conversas entre os rivais.

Acontece que o Espanyol e seus torcedores ficaram furiosos após a divulgação de uma campanha intitulada “Si sientes el FC Barcelona, Sientes Cataluña”, dando total destaque ao time Blaugrana. Uma questão importante é que o governo já possui uma longa parceria com o Barça para promover o turismo e divulgar a região, movimento que gera em média 1,5% do PIB da cidade de Barcelona, capital da Catalunha.

cataluña

Esta campanha foi protagonizada por dois irmãos mexicanos, vencedores de uma promoção “Fans meeting Fans”, criada para estimular ainda mais o turismo catalão. Depois de inúmeros protestos por parte dos torcedores blanquiblaus, o governo retirou o material do ar e lançou uma nota “Pedimos desculpas se alguém se sentiu prejudicado pela campanha de colaboração entre o Barça e o Turismo da Catalunha”.

 

 O perfil oficial do Espanyol demonstrou a ira de forma sarcástica, falando que se sentem muito orgulhosos de terem nascidos em Samoa, que fica na Oceania. Os periquitos (como são chamados os torcedores do Espanyol) e jogadores logo compraram a ideia.

Não podemos negar que há uma gigante diferença de representatividade entre o FC Barcelona e o Espanyol, mas também existe uma outra discussão sobre o domínio dos gigantes europeus no futebol, que causa um grande desequilíbrio, prejudicando de certa forma o desenvolvimento dos menores. O governo lançar uma campanha deste tipo, dando destaque pra apenas um time da cidade abre espaços para demonstração de descontentamento dos torcedores de outros clubes. Imagine o governo do Rio Grande do Sul lançar uma campanha com o Grêmio deste tipo, deixando o Internacional de fora, ou até mesmo no RJ e SP que possuem 4 grandes, dando destaque a Flamengo e Corinthians.

Entendemos que o FC Barcelona já está fincado como algo essencial no turismo catalão, mas quando falamos de futebol, a paixão do torcedor não quer saber se isto vai trazer dinheiro para a “sua casa” e sim, exaltar o clube que carrega no peito. Dilemas do esporte mais popular do mundo.

Imagens: Divulgação.

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter | instagram
Raphael Lavor é publicitário, fanático por futebol, colecionador de camisas e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: Marketing