Quantos ingressos a Premier League tem que vender para cobrir a janela 2017/18?

man_city

Em 2017-18, a Premier League estabeleceu um novo recorde de investimentos na janela de verão: £ 1,413 bilhão. Você tem dimensão do que essa cifra representa? Agora vai ter. Nos últimos dias, a empresa de ingressos Ticketgum.com divulgou um levantamento em que determina quantas entradas cada clube da elite inglesa precisaria vender para cobrir suas transferências. O preço-base estabelecido foi de £ 30,00 (média entre os £ 29,05, cravados pelo estudo BBC Price of Football 2016, e os £ 30,95 apontados pela própria PL em 2016-17). Confira.


tabela

Percebeu. Nesse cenário criado pela Ticketgum.com, o Manchester City, que liderou os gastos da janela, precisaria lotar os 55.097 lugares do seu Etihad Stadium entre 113,6 vezes. E mesmo o Stoke City, o mais “econômico” do mercado de verão, teria que encher o seu bet365 Stadium, de 30.089 assentos, em 27,5 jogos — ou seja, mais do que uma temporada e meia de sold outs.

man_city2

É óbvio que, assim como novos atletas não se pagam apenas com vendas de camisas, não é só nas bilheterias que se mede o retorno da janela de transferências. Esse levantamento da Ticketgum.com é apenas uma contraprova, meramente numérica, de que, se contratações são ações de marketing — e são —, há que se avaliar também a relação entre valores investidos e os retornos esperados. Dá para dizer, por exemplo, que £ 220,9 milhões desembolsados pelo Manchester City fora excessivos, se hoje o time de Guardiola é uma máquina de gols mundialmente admirada? E, na mesma proporção, os “apenas” £ 24,9 milhões gastos pelo Stoke não terão sido um bom negócios caso o clube conquiste a permanência na PL 2018-19 — o que garantiria, só em cotas de TV, um mínimo de £ 35,3 milhões aos seus cofres?

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Marketing