Quanto o Grêmio pode ganhar no Mundial de Clubes FIFA?

fifa2

Desde ontem (29), o tri da América é realidade para o Grêmio. Agora, o clube irá a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, lutar pelo bi da FIFA Club World Cup — o Mundial de Clubes. Uma conquista que, embora seja maior em prestígio, paga menos do que a CONMEBOL Libertadores Bridgestone.

fifa1

Aos números. A #ReconquistaDaAmérica rendeu ao Grêmio um total de US$ 7,75 milhões em prêmios, que foram atribuídos a cada etapa, a saber:
— US$ 1,8 milhão na fase de grupos;
— US$ 750 mil nas oitavas de final;
— US$ 950 mil nas quartas de final;
— US$ 1,25 milhão na semi de final; e
— US$ 3 milhões pelo título.

A FIFA Club World Cup, por sua vez — e por ser um torneio de tiro curto, com apenas sete participantes —, atribui prêmios de acordo com a classificação final, sendo:
— US$ 5 milhões para o campeão;
— US$ 4 milhões para o vice-campeão;
— US$ 2,5 milhões para o terceiro colocado;
— US$ 2 milhões para o quarto;
— US$ 1,5 milhão para o quinto;
— US$ 1 milhão para o sexto; e
— US$ 500 mil para o sétimo.

Como dono da CONMEBOL Libertadores Bridgestone, o Grêmio entrará na FIFA Club World Cup já como semifinalista, e, portanto, poderá ganhar de US$ 2 milhões a US$ 5 milhões; ou seja, de US$ 5,75 a US$ 2,75 a menos do que faturou pelo tri continental.


fifa3

“Então o Mundial não vale a pena?” Mas é claro que vale. Como dissemos no começo, essa é uma competição de maior prestígio: o campeão vai ganhar as manchestes mundiais, produtos temáticos serão lançados, contratos de patrocínio serão ativados e reforçados, bônus por desempenho serão pagos, as plataformas tendem a crescer em conteúdo e monetização, enfim, há (com o perdão do trocadilho) um mundo de oportunidades. E aí, Grêmio: #VamoAcabáComOPlaneta de taça na mão?

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *