Por que o Brescia teve que adotar marca e nome novos?

brescia1

De “Brescia Calcio” a “Brescia Football Club”, expresso pela sigla BSFC. E da leonessa heráldica de corpo inteiro a uma face de leão estilizada, enquadrada num brasão sem contorno e cortada pelo “V” que caracteriza a camisa bresciana.


brescia2

As mudanças na identidade visual do Brescia — atualmente na Segundona da Itália — foram radicais. E urgentes: desde a temporada passada, o clube tinha perdido o domínio sobre a própria marca. Por quê?

brescia3

O caso começa em 2006. Para ganhar fôlego financeiro, o Brescia fez ou leasing de sua marca — ou seja, arrendou-a — a um grupo bancário local. A operação rendeu € 20 milhões, que resolveram a vida financeira do clube apenas em curto prazo. Nos dez anos seguintes, com os balanços da leonessa cada vez mais vermelhos, as parcelas foram se tornando impagáveis.

Até que, no início de 2016-17, com o clube em processo “semifalimentar” a dívida foi executada. E o Brescia, para não ficar sem símbolo, pegou a leonessa municipal “emprestada” — um contrato de publicidade a custo-zero para a cidade.

cellino

A história mudou no início de 2017-18, com a aquisição do Brescia por parte de Massimo Cellino — ex-dono do Cagliari, vindo de uma passagem turbulenta como proprietário do Leeds United, da Inglaterra. Como resgatar o leasing custaria alguns milhões de euros, o patrono decidiu que o melhor seria adotar marca e denominação novas — que, numa visão de “marketês”, também seriam o marco-zero da sua era frente ao clube.

baggio

Uma boa decisão. O novo Brescia aponta para o futuro. E a velha leonessa, já defendida por nomes como Roberto Baggio, Andrea Prilo e Pep Guardiola, fica na história.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Marketing