NON-LEAGUE DAY | A mobilização profissional do futebol amador inglês

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Desde 2010, o futebol inglês aproveita a brecha de alguma data-FIFA para promover o Non-League Day: um evento anual, 100% voltado aos clubes non-league, ou seja, os amadores, que atuam da National League (Quinta Divisão) para baixo. Neste sábado (7), acontecerá a edição 2017. E FutMKT mostra agora que, de amador aqui, só mesmo o espírito do jogo.

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A organização do Non-League Day dá de 10×0 em muitos torneios regionais — incluindo boa parte dos nossos campeonatos estaduais. A maioria dos tópicos que você verá abaixo estão no site oficial do evento (visite aqui), mas há também uma grande movimentação da imprensa — formal e alternativa —, coletivos boleiros e, claro, dos próprios torcedores em divulgar os jogos das suas regiões.

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É cultura do futebol no seu melhor: colaborativa, feita por quem joga torcendo e torce jogando. Vamos nessa?

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MERCHANDISING

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Por preços que vão de £ 15,00 a £ 25,00 — preços infinitamente mais baixos de a média das coleções casuais dos grandes clubes —, é possível assistir aos jogos do Non-League Day a rigor, com camisas e blusões personalizados à venda no e-commerce oficial. 20% de cada venda é destinada a instituições de caridade. Quais?

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CHARITY PARTNERS

15% do total das vendas no e-commerce da Non-League Day serão destinados à ONG Prostate Cancer UK — parceira de longa data do futebol inglês —, e outros 5% serão destinados à Street League — uma associação boleira de apoio a jovens desempregados da Inglaterra e Escócia.

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MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO


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Clubes amadores não costumam ter departamentos de comunicação e marketing — e quando os têm, são compostos por profissionais voluntários, que atuam em suas horas livres. Por isso, o Non-League Day disponibiliza um combo básico de divulgação: um cartaz de jogo personalizável e banners eletrônicos em quatro medidas-padrão.

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PROMOÇÃO

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Com a comunicação solucionada, chega a vez da promoção. O site do Non-League Day oferece 19 dicas para atrair mais público às partidas, das quais destacamos:

— entradas gratuitas ou no esquema “pague o que puder”;

— descontos para detentores de season tickets de clubes da Premier League ou EFL Sky Bet Championship;

— combinar os horários de início e término dos jogos com outros Non League Clubs da mesma região;

— pedir que times de base locais entrem em campo como mascotes (pois os pais com certeza irão assistir às partidas);

— organizar Community Days, com treinamentos gratuitos, competições de pênaltis, etc.;

— promover o jogo no Twitter (exemplo: #Target500 para mobilizar 500 pessoas a irem ao estádio);

— incorporar uma campanha de doação em favor de alguma entidade local;

— organizar um supporters match (jogo entre torcedores) antes da partida, ou um minitorneio de futebol-5;

— fazer um match day programme (revista ou fanzine sobre o jogo), em edição especial;

— ajudar nos custos dos torcedores com transporte, se o seu time jogar fora de casa.

Há, ainda, uma dica à parte: pedir para que os clubes da Premier League e EFL Championship — que param na data-FIFA —, promovam os jogos de suas regiões no Non-League Day. E a colaboração tem sido grande. Como já destacamos em nossas redes sociais (acima), Manchester City e Brighton & Hove Albion criaram até uma grade de horários para as partidas locais. Além deles, Burnley, Liverpool, Everton, Chelsea e muitos outros demonstram apoio em suas comunicações oficiais.

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BUSCADOR DE JOGOS

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Se os torcedores quiserem assistir a um jogo no Non-League Day, mas sem saber exatamente qual, basta consultar as partidas mais próximas nos buscadores do site oficial, das associações de torcedores que apoiam o evento e de muitos dos portais de notícias da Inglaterra.

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Será que um dia teremos algo próximo do Non-League Day no Brasil? Com o perdão do sarcasmo, amadorismo por aqui é o que não falta. E — agora falando sério —, amor pelo futebol também não.

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Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

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Category: Marketing