Neymar Jr. e PSG mandam a Ligue 1 para cima no YouTube

ney4

Se a TV está sorrindo com o Neymar Jr. no PSG — e está —, o YouTube está gargalhando. E, além do próprio clube parisien (que viu sua base de fãs crescer 940% entre agosto de 2016 e 17, quando anunciou a chegada do brasileiro), a alegria é toda da Ligue de Football Professional-LFP.

ney3

Parceira do YouTube desde 2012-13 — não por acaso, a temporada em que Paris recebeu um certo Zlatan Ibrahimovic, seguido por David Beckham —, a LPF renovou o acordo para este 2017-18 na esteira dos grandes números registrados em agosto pelo seu canal da Ligue 1 Conforama: 18 milhões de visualizações, 2,5 vezes mais em relação ao mesmo período na última época. E, claro, Neymar Jr. puxa o crescimento.

Além de já ser o protagonista de dois dos cinco vídeos mais vistos do canal da Ligue 1 — pela ordem, os highlights de PSG 6×2 Toulouse (3º) e Guingamp 0x3 PSG (4º), com 2 milhões e 1,4 milhões de views, respectivamente —, o craque brasileiro fez dos brasileiros o segundo mais público do canal, que já conta com mais de 716 mil inscritos. Número que, somados aos perfis da Domino’s Ligue 2 (Segundona, 62 mil) e Coupe de France (34 mil) consagra a operação da LPF no Youtube como a mais popular entre os veículos esportivos na França.

ney2

Registre-se, porém, que mesmo antes desse “efeito Neymar” a parceria entre LPF e YouTube já funcionava bem. E em muito graças ao PSG, que, com ou sem o brasileiro, tem (por enquanto) oito vídeos no TOP 10 do canal da Ligue 1. Ou seja, clube e craque são os grandes vetores digitais da Ligue 1.

ney1

Bem, e o que fazer com esses números — que tendem a crescer ainda mais? O primeiro passo será um canal em inglês. Mas dá para ir além. É possível, por exemplo, incluir os canais do YouTube no pacote do próximo contrato de TV, ou mesmo explorá-lo à parte, colocando a LPF na onda das transmissões digitais. É possível também criar pacotes de patrocínio exclusivos. Aliás, tudo é possível. Quando se conta com verdadeiros bens de capital como PSG e Neymar, difícil é pensar no que não dá para fazer.

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Marketing