#Josimar | A revista norueguesa que se vestiu de Botafogo

josimar_001

O ex-lateral direito Josimar Higino Pereira tem um lugar especial no coração de todo botafoguense. Primeiro porque fez parte do time de 1989, que quebrou um jejum de 21 anos sem títulos no Campeonato Carioca derrubando o Flamengo de Telê Santana, no Maracanã. E depois porque, três anos antes — quando parecia que a fase de vacas magras nunca deixaria General Severiano —, Josimar representou o Botafogo na Copa do Mundo FIFA 1986.

Foi em gramados mexicanos que Josimar se credenciou para as passagens de sua careira internacional, por Sevilla-ESP, Jorge Willstermann-BOL e Mineiros de Guayana-VEN, mas cujo ápice aconteceu mesmo com a Seleção e, curiosamente, foi caseiro: a conquista da Copa América, no mesmo ano — e no mesmo Maracanã — em que ajudou a recolocar o Botafogo, como diz o hino de Lamartine Babo, “na estrada dos louros”.

josimar_002

Um bom causo de futebol? Pois o melhor vem agora: Josimar virou nome de revista boleira na Noruega. Por quê? Porque, em 1986, mesmo em meio a Zico, Sócrates, Júnior, Carlos, Careca, Alemão e outros, foi justamente Josimar — que não era nenhum perna-de-pau, longe disso — quem capturou a imaginação do então garoto, e hoje jornalista e entusiasta do futebol tupiniquim, Marius Lien, um dos fundadores da publicação.

josimar_007

É assim que Josimar, sem ter dado sequer um chute na Noruega, faz sucesso entre os boleiros nas bancas do país desde 2009. E para a alegria dos botafoguenses, uma parte desse reconhecimento também chegou ao estádio Nilton Santos nesses últimos dias. Como?

josimar_008

Josimar — a revista — virou camisa. O projeto, inusitado, foi desenvolvido pela holandesa COPA Football (uma das marcas de footballwear que mais admiramos). E a referência visual, claro foi o Botafogo, clube em que Josimar — o jogador — fez (a sua) história.

josimar_003

O manto é sensacional. Retrô — conceito em que a COPA é autoridade mundial —, a peça é uma boa amostra do que aconteceria se o Botafogo, ou qualquer outro clube tupiniquim, fechasse um contrato de licenciamento internacional com a marca. O destaque, claro, é para o nome de Josimar — revista e jogador — acima da estrela solitária, como se fosse uma conquista do clube.

josimar_005

josimar_006

Esperamos, sinceramente, que o Fogão adquira um lote, mínimo que seja, e coloque à venda no Brasil. Colecionadores e entusiastas, dos anos 1980 e de hoje, é que não faltariam para comprá-la.

josimar_004

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasMarketing