Futebol japonês vai para a #Copa2018 de cara nova

japao_000

A Japanese Football Association-JFA apresentou hoje (1º) a sua nova identidade visual. Esse rebrand é a primeira grande resposta — de comunicação — ao compromisso “JFA’s Mid-Term Plan 2015-22” (“planejamento de médio prazo”), contido na visão “JFA’s Promise 2050”. Seu objetivo: capitalizar para a marca JFA todas as manifestações boleiras do país — dos torneios amadores aos profissionais, dos clubes às seleções masculina e feminina.

Como você notou, agora existe uma verdadeira hierarquia de marca, que tem seu ápice no novo logo da seleção. Graficamente as grandes mudanças estão mais na tipologia e no formato do escudo do que na mascote Yatagarasu (o passarinho boleiro), que teve suas formas simplificadas.

japao_001

Nas aplicações do novo logo, o destaque fica para as cores e apelidos oficiais das seleções nipônicas: rosa para as mulheres da Nadeshiko Japan — que, não custas lembrar, vêm de um título e um vice nos últimos mundiais; e, para os homens, o azul do tradicional Samurai Blue.

japao_003

japao_002

E como a próxima Copa do Mundo FIFA 2018 será masculina, passamos para aquela que pode ser a primeira ativação de produto do novo logo da seleção japonesa: a nova camisa (ou armadura) que desfilará pelos campos da Rússia, com assinatura da adidas. O modelo foi adiantado pelo designer Franco Carbajal — que, diga-se, raramente erra. Se for assim, será uma grande estreia, não?

japao_005

japao_004

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Marketing