#EuQueroEsseManto | AEK x Nike — A camisa-brasão

AEK_007alt

Ontem (19), pela UEL, o AEK Atenas visitou o Milan vestindo um manto branco. A peça, simples de tudo, teve que ser criada às pressas pela Nike, por determinação da UEFA — não sabemos o porquê — e pode até se registrada como peita oficial do clube para a continuidade no torneio. O que seria um crime contra a verdadeira terceira camisa da temporada.

aek_006

Vivendo seu ápice após a falência de 2013, o AEK resolveu mergulhar nas origens, vestindo a sua Dikéfalos Aetós, a águia de duas cabeças presente no seu brasão e inerente à sua história — porque criada, a partir do emblema imperial da dinastia grega de Palaiologos (a última do Império Bizantino), pelos gregos refugiados da Constantinopla na Guerra Greco-Turca (1912-22), que são os fundadores do clube.

aek_002_PB

AEK_003_alt

Aplicada na camisa, a águia heráldica ganhou um relevo leve, que, embora não apareça muito em movimento durante as partidas — salvo pelo talento dos fotógrafos de campo —, impõe uma primeira impressão de respeito aos adversários. É quase uma armadura.

aek_004

Clubes que valorizam a cultura que ajudaram — e ainda ajudam — a criar têm o nosso respeito. E quando ativam esse patrimônio com referência num momento de reconstrução, como fez o AEK, merecem aplausos. #EuQueroEsseManto já.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasMarketing