De MG para MG: Cemil renovou com o Cruzeiro, busca o Atlético e pode chegar ao América

cruzeiro

Projeção nacional e olhar internacional são importantes. Mas o envolvimento local também faz parte do negócio. É o que nos mostra a relção que a Cemil, tradicional cooperativa de laticínios de Patos de Minas, está construindo – e reconstruindo – com os três principais respresentantes do futebol mineiro: Cruzeiro, Atlético e América.

Primeiro o Cruzeiro. Parceira do clube nos últimos dois anos, a Cemil continuará nos ombros da camisa celeste por mais duas temporadas. Estima-se que o acordo renderá, ao todo, cerca de R$ 3 milhões à raposa (ligeiramente superior aos quase R$ 2,4 milhões do biênio 2015-16).

Já com o Atlético, a Cemil busca retomar a parceria, que começou em 2015 (junto com o Cruzeiro, portanto), mas foi interrompida no início da última temporada pelo próprio clube, que redistribuiu os aportes de sua camisa com a chegada da CAIXA como patrocinadora máster. Na época, a cooperativa deixou as portas abertas ao galo, reafirmando seu apoio ao futebol mineiro. Ao que parece, o namoro tem chance de ser reatado – provavelmente pelo mesmo valor que será investido na “raposa”.

O América, por fim, é a novidade. As negociações ocorrem desde dezembro, mas ainda não se sabe o local: tanto pode ser nos ombros, onde atualmente está o Supermercados BH, como em outro local a definir. O valor deve ser um pouco menor – consequências do rebaixamento à Série B do Brasileirão e do menor alcance nacional do “coelho” (que, por outro lado, buscará o bi no Campeonato Mineiro).

atl

Esse não é o primeiro caso de “patrocínio em massa” no futebol mineiro – muito menos no cenário nacional. Recorremos a um exemplo recente: desde 2015, Cruzeiro e Atlético contam com outra empresa local, a Vilma Alimentos, nas mangas de suas camisas. Como a Cemil, a empresa se beneficia ao ganhar projeção nacional; e os clubes reforçam suas imagens de apoiadores da iniciativa e comunidade locais. Bom negócio para todos.

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Com informações de: Vinícius Dias, do Toque Di Letra. Imagens: Divulgação.

Category: Marketing