Da TV às mídias sociais e OTTs: Premier League e Bundesliga vão puxar a tendência?

001_abertura

Premier League e Bundesliga possuem, nessa ordem, os dois maiores contratos de TV do futebol mundial; mas — assim como FutMKT disse aqui — já entenderam que o futuro das transmissões esportivas não passa 100% pela telinha.

bundes_004

O primeiro sinal veio da Bundesliga, onde a Eurosport, detentora exclusiva dos jogos das sextas-feiras (relembre a divisão do pacote), ampliou o alcance da sua plataforma de streaming Eurosport Player via OTT da Amazon — que já distribui outros conteúdo do campeonato. O adicional na assinatura varia entre € 4,99 (plataforma Euro) e € 8,99 por mês (Amazon Prime), e é possível reservar transmissões. A estréia foi convidativa: Bayern x Leverkusen.

pl

Já na Premier League, há a perspectiva de que Twitter, Facebook e — também aqui — a Amazon entrem formalmente na concorrência formal pelos direitos de transmissão a partir da temporada 2019-20. Isso não significa que competirão com operadoras de TV, mas a vencedora será uma parceira digital (e social?) oficial. E a pedida tende a ser alta, já que Sky Sports e BT Sport desembolsaram exatos £ 5,136 bilhões — em média, £ 10,2 milhões por jogo — pelos direitos do triênio 2016-19.

tottPB

As mudanças na transmissão — e, ato contínuo, no consumo — de conteúdo esportivo já estão em andamento. E, assim como você, estamos ansiosos pelos próximos acontecimentos. Já imaginou o potencial de um match center via Twitter? Ou você mesmo fazendo parte da transmissão oficial via Facebook Live, no estádio? Ou ainda programas de highlights customizados pelo próprio torcedor após uma transmissão via Amazon? Tudo é possível. Vai ser um barato.

bundes_002_PB

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: MarketingMercadoNegócios