CRÍTICA | “Copa Rubro-Verde ‘del Rey’ 2018”?

lusa

Os leitores de FutMKT sabem que fomos (e somos) entusiastas de primeira hora da recém-batizada “Copa Rubro-Verde” — um torneio que reunirá as Portuguesas de São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ e Londrina-PR na pré-temporada de 2018, no estádio paulistano do Canindé. Chegamos inclusive a dizer que, ao se unirem, as “Lusas” exaltavam o que tinham de melhor: o “Portuguesa” que trazem em seus nomes, a própria identidade. Uma ideia de branding, muito original. Que, por isso mesmo, não merecia ser apresentada ao público — e ao mercado — com um plágio.

Por quê? Bem, repare no logo da Copa Rubro-Verde 2018:

copa_rubro

Agora, preste atenção no logo da Copa del Rey, da Espanha:

copa_del_rey

Percebeu? Inverte-se a imagem, tira-se a coroa, cria-se uma base para a taça, aplicam-se os tons de vermelho e verde e, pronto, cria-se um logo. Que não é “novo”, “adaptado” e sequer “inspirado na Copa del Rey”. É copiado. Dá uma impressão de descaso, de pouca seriedade e credibilidade — tudo que as “Portuguesas”, em especial a de São Paulo-SP, devem evitar.

E a pergunta aqui é só uma: como é possível exaltar diferenciais (lembramos: o “Portuguesa” no nome de cada clube, suas identidades) com cópias — ou seja, fazendo igual?

taca

Esperamos que as “Lusas” possam repensar o logo da sua Copa Rubro-Verde já para 2018. Desse jeito, começa-se mal.

l

Agradecemos aos nossos leitores @tarcinhof (Twitter) e Albert Ps (Facebook) por terem nos mostrado a “coincidência” entre os logos. Valeu, boleirada.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagem: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial