#Copa2018 | Adidas x Japão — Inspiração milenar com olhar para o futuro

japao_000

A proposta criativa da adidas para vestir suas seleções na Copa do Mundo FIFA 2018 é resgatar camisas do passado. A exceção é o Japão, que, embora também tenha voltado ao tempo dos samurais — ou seja, acabou indo pelo menos um milênio mais para trás do que todos —, ganhou um manto completamente novo para a Copa do Mundo FIFA 2018. Aliás, manto não: ou armadura.

japao_007

Como dissemos aqui, a nova camisa Japão é o primeiro produto a receber o novo logo da Japanese Football Association-JFA; este, por sua vez, é parte do rebrand que, entre outras coisas, deu status de “marca popular” ao apelido Samurai Blue — semelhante ao que a DFB fez com Die Mannschaft, para a Alemanha. Ou seja, tudo se encaixa.

japao_003

japao_004

japao_001

japao_002

Quanto ao desenho, a adidas buscou reproduzir a armadura samurai através da técnica do sashiko — um bordado pontilhado. Pareceu-nos funcionar mais para longe do que para perto, mas a impressão geral da peça é positiva.

japao_009

japao_010

japao_011

japao_006

japao_008

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol Marketing

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial