Como seria um FIFA FAN AWARD comandado por FutMKT

fifa

No último dia 23, na mesma cerimônia que consagrou o luso Cristiano Ronaldo e a holandesa Lieke Martens como rei e rainha da bola em 2017, a FIFA entregou o seu segundo FIFA FAN AWARD — uma premiação que reconhece o protagonismo dos torcedores, e foi definida por eles mesmos, via votação aberta.

A vitória ficou com a torcida do Celtic, que ergueu um megamosaico de ponta a ponta do Celtic Park para festejar os 50 anos de seus “Lisbon Lions” — o time que venceu a primeira, e por ora, única UEFA Champions League (então Champions Cup) do clube e do futebol escocês. Completaram o shortlist:

— a campanha da torcida do BVB para abrigar os fãs do Monaco em Dortmund, após o seu jogo na UCL ter sido adiado por causa do atentado terrista que atingiu o ônibus aurinegro na chegada do Signal Iduna Park; e

— a iniciativa dos ultrà do Copenhagen, que entregaram a taça da DBU Pokalen (a Copa da Dinamarca) a um torcedor com severas limitações motoras presente no estádio.

lib

Foram ótimas escolhas. Mas, mais uma vez, FutMKT acredita que, se houvesse espaço, outras torcidas também poderiam ter feito parte dessa disputa. Assim como fez a FIFA, procuramos olhar além das festas de arquibancada (sem excluí-las, é claro), incluindo, porém, iniciativas que demonstram a força do futebol popular. Se você achar que faltou alguma coisa — sempre faltará, não? Assim são as listas —, é só indicar nos comentários. Vamos nessa?

l

NEWPORT COUNTY
EFL 2 (Inglaterra/Gales)

newport_001

A arquibancada deve ser reconhecida também pela sua capacidade de gestão. Em Newport, no País de Gales, os torcedores — através da associação Newport County AFC Supporters Trust-NCST — assumiram o controle do Newport County AFC e, em apenas nove meses, tranformaram um prejuízo de £ 676,9 mil, que poderia decretar a falência do clube, num lucro de £ 399,5 mil. Uma história que merece ser lembrada sempre.

l

SCHALKE 04
Bundesliga (Alemanha)

3×0 e 2×2 contra o Roda JC-HOL; 1×0 e 3×3 contra o Trabzonspor-TUR; 1×2 e 2×0 contra o Club Brugge-BEL; 2×0 e 1×1 contra o Valencia-ESP; 0x1 e 2×0 contra o Tenerife-ESP; e 1×0 e 0x1, com vitória por 4×1 nos pênaltis, contra a Internazionale. Essa foi a campanha da conquista do Schalke 04 na UEFA Cup (hoje Europa League) de 1996-97. Uma história que foi recontada num mosaico de estádio interio na Veltins Arena de Gelsenkirchen, numa colaboração do clube com Nordkurve azul-real — que investiiu quase € 120 mil na coreogriafia.

l

INTERNACIONAL
Série B (Brasil)

Mais importante do que falar sobre a elitização das nossas arquibancadas, é combate-la. Foi o que fez o movimento “O Povo do Clube”, que aprovou junto ao Conselho Deliberativo do Internacional uma categoria exclusiva para sócios-torcedores de baixa renda. Batizada como “Academia do Povo” (alcunha histórica colorada), essa modalidade abriu 2 mil vagas a mensalidades de R$ 10,00, que garantem acesso a ingressos para as zonas livres do Beira-Rio, também por R$ 10,00 — preços populares que, se bem trabalhados, podem jogar a favor da arrecadação jogo a jogo, como mostramos aqui.

l

Hors concours:
SÍRIA

siria

Sabemos que a shortlist do FIFA FAN AWARD já estava fechada quando a Síria chegou à repescagem mundial para a Copa do Mundo FIFA 2018. Por isso mesmo, daríamos aos jogadores — não só à Federação — um reconhecimento à parte pelo que alcançaram: uma nação quebrada pela guerra se uniu em torno do futebol e conquistou a simpatia de torcedores em todo o planeta. Há prêmio maior do que esse?

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Marketing