Com linha retrô, Barça dá “teaser” de como será seu licenciamento a partir de 2018-19

barca

Como você já leu aqui, a partir de 2018-19, Barcelona e Nike terão o maior acordo de fornecimento do futebol mundial: até € 155 milhões por temporada. Esse valor é possível porque, entre outras coisas, o Barça irá retomar integralmente a gestão da sua rede de lojas FCBotiga e também dos seus licenciamentos — à parte os uniformes de jogo, treino e viagem, produzidos exclusivamente pela swoosh (algo próximo da tabelinha entre Manchester United-adidas). Com essa mudança de modelo, os culés projetam gerar cerca de € 50 milhões (ou seja, quase um-terço do contrato) por ano. Uma possibilidade tão boa que já foi ativada.

copa1

Nos últimos dias, a FCBotiga megastore, do estádio Camp Nou, recebeu as peças da coleção retrô licenciada pelo Barcelona junto à holandesa COPA Football, especialista em resgatar mantos do passado. São quatro modelos de diferentes épocas — além de duas variações: uma com a tarja de capitão nas cores da Senyera catalã; e outra, de mangas longas, para crianças. Nesse negócio, o Barcelona ganhou para ceder a sua marca à fabricante e ainda terá porcentagens sobre as vendas físicas; se o mesmo negócio fosse feito com a Nike — como já ocorreu no passado — sob o atual contrato, o clube receberia apenas pelas vendas.

copa3

“Mas o Barcelona pode fazer isso mesmo sem o novo contrato ter sido ativado?” Teoricamente, não; mas a Nike tem bons motivos para não atravancar o negócio:

1. o licencing junto à COPA Football é um negócio localizado e de baixa-média tiragem (incomparável com o volume de produtos Nike do clube presentes em todo o mundo);

2. a fatia da swoosh sobre o altíssimo volume de vendas do Barça compensa amplamente essa pequena “perda de preferência”; e

3. a própria Nike é uma candidata em potencial para os futuros licenciamentos do clube (para exemplificar, recorremos novamente ao Manchester United, que veste adidas e licenciou, junto à própria parceria, num contrato à parte, produtos para golfe).

barca3

E agora que já entendemos o negócio — e o quanto ele irá crescer — vamos conferir as camisas da coleção retrô do Barça em parceria com a COPA Football? Divirta-se.

l

1899 | Home
Primeira camisa

barca 1899 - a

barca 1899 - b

l

1974-75 | Away
Defesa do título espanhol

barca 1974-75 - a2

barca 1974-75 - b

l

1976-77 | Home
Chegada de Neesken

barca 1976-77 - a

barca 1976-77 - b

l

1980-81 | Home
Campeão da Copa del Rey

barca 1980-81 - a

barca 1980-81 - b

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: CamisasMarketing