CLÁSSICO 2.0 | Os números do 1º #AtleTiba via YouTube e Facebook

atletiba1

Frustrada a primeira tentativa — e por razões “um pouco menos simples” do que fez-se parecer —, Atlético Paranaense e Coritiba levaram ao ar ontem (1º) a primeira versão 100% social do clássico #AtleTiba. Em campo, na Arena da Baixada, 2×0 para o “furacão”. E nos números gerais, uma goleada dos arquirrivais: somadas, as transmissões em tempo real nos canais de YouTube e via Facebook Live em ambos os perfis ultrapassaram 3,5 milhões de views — ou 3,6 milhões, se considerarmos os vídeos de gols que o Atlético postou em seu perfil; ou, ainda, pouco mais de 3,7 milhões, abrangendo o pré e pós-jogo do evento (mais abaixo, você poderá conferir os números em detalhes).

Que essa experiência quebre, e, ao mesmo tempo, estabeleça novos paradigmas em transmissões esportivas no Brasil? Sem dúvida. Por outro lado, também revela a necessidade de os nossos clubes conhecerem a fundo seu potencial de mídia. De posse desse conhecimento, será possível avançar em negociações de broadcasting, incluindo a exposição via streamingum caminho que a J.League já nos mostrou; ou até romper com o modelo atual — entendendo, porém, que garantias como direitos de imagem e previsibilidade de cotas deixarão de existir. Só nos resta esperar para saber como o mercado irá caminhar daqui para frente. E quando.

l

CORITIBA

YOUTUBE:

Transmissão da partida: 241,4 mil visualizações.

FACEBOOK:

— Pré-jogo | Escalação: 16 mil visualizações

Transmissão da partida: 875 mil visualizações.

l

ATLÉTICO PARANAENSE

YOUTUBE:

— Pré-jogo | Apresentação: 5,7 mil visualizações

Transmissão da partida: 372,3 mil visualizações.

— Pós-jogo 1 | Coletiva de Bruno Pivetti: 7 mil visualizações

— Pós-jogo 2 | Entrevista de Crysan: 550 visualizações

FACEBOOK:

— Pré-jogo | Escalação: 21 mil visualizações

Transmissão da partida: 2,1 milhões de visualizações

Vídeo do 1º gol: 31 mil visualizações

Vídeo do 2º gol: 42 mil visualizações

l

COMPARAÇÃO:
números da 1ª tentativa (19/fev)

atletiba2PB

CORITIBA:

— YouTube: 193 mil visualizações

— Facebook: 773 mil visualizações

ATLÉTICO PARANAENSE:

— YouTube: 334 mil visualizações

— Facebook: 1,2 milhão de visualizações

l

Imagem: Divulgação.

Category: MarketingRedes Sociais