Atlético Mineiro e Botafogo jogam juntos pelos torcedores visitantes

1cadeiras

Há pouco menos de um ano, falamos sobre a iniciativa da Virgin Media — máster de camisa do Southampton, que, aderindo à iniciativa popular “Twenty’s Plenty For Away Fans” (algo como “20 Libras são o Bastante para Visitantes”), passou a ajudar financeiramente os torcedores visitantes que desejassem apoiar suas equipes no St. Mary’s Stadium, custeando 33% do preço-limite estabelecido pela Premier League para os ingressos nos setores visitantes.

Naquela oportunidade, perguntamos quando teríamos uma iniciativa do tipo no Brasil. A primeira resposta veio na fase final da Série C 2016, com o Botafogo de Ribeirão Preto-SP, que bancou a presença de 100 visitantes do ABC ao estádio Santa Cruz, no jogo de ida do mata-mata de acesso. E a segunda resposta, ainda melhor, você vai conhecer agora.

1atl

Com quatro confrontos em vista — dois pela Copa Continental Pneus do Brasil (o primeiro hoje, 29, em Belo Horizonte) e mais dois pelo Brasileirão —, Atlético Mineiro e Botafogo estabeleceram um acordo para que seus torcedores tenham sempre lugar na casa do adversário. A cada jogo, as duas diretorias vão ceder uma a outra, sem custo, 500 ingressos, com retirada em bilheterias exclusivas.

1bota

Como utilizar esses ingressos é prerrogativa dos clubes — o Botafogo, por exemplo, destinará uma cota aos sócios-torcedores no duelo desta noite. Mas, mais do que qualquer eventual ação promocional, ou mesmo de relacionamento direto, o que realmente interessa aqui é a disposição de Galo e Fogão em fomentar as arquibancadas. Facilitar o acesso dos torcedores ao estádio é o primeiro passo para reinseri-los na cultura do futebol; a receita que eles podes representar — não só futuramente em bilheteria, mas imediatamente, em consumo no match day — será consequência. Golaço.

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Com informações de: Rodrigo Capelo. Imagem: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Marketing