Ajuda financeira a torcedores viajantes reabre diálogo popular no Manchester United

united 1

Quase 3,5 mil quilômetros de distância e (muitos) custos com viagem, hospedagem, alimentação, ingressos e visto turístico provisório. Esse será o roteiro de gastos para os 500 torcedores que decidirem seguir o Manchester United até Rostov, na Rússia, pela primeira partida das oitavas de final da UEFA Europa League, na próxima quinta-feira (9). Ou melhor, seria. Nesta semana, os red devils anunciaram que irão subsidiar os vistos de seus fãs viajantes, podendo desembolsar até £ 60 mil — ou seja, £ 120,00 por visto.

united 4

E se, por um lado, esse é um esforço financeiro mínimo para o clube que mais fatura o futebol mundial — e muito menor em relação às iniciativas similares de Sevilla, Monaco e Bayern —, por outro, marca a reaproximação entre o United e a Manchester United Supporters Trust-MUST, a maior associação popular de torcedores da Inglaterra, com mais de 200 mil membros. Afinal, foi a Trust que apresentou o problema da viagem de Rostov aos cartolas de Old Trafford.

united 2

Quando um dos maiores clubes do mundo se dispõem a acolher e colaborar seus torcedores — indo na contra-mão de uma política abusiva, que, nos últimos anos, disparou o preço de ingressos e cancelou season tickets (carnês de jogos) à revelia —, todos devemos comemorar. Afinal, se o Manchester United pôde rever seu posicionamento, ainda que pontualmente, quais motivos os demais clubes, incluindo o seu, têm para não fazer algo pelo menos próximo disso?

Esperamos que esse away day de Rostov seja apenas o início e uma postura mais popular em Old Trafford. E que, em sinergia com a MUST, o Manchester United possa participar ativamente de iniciativas que incluam o torcedor no espetáculo — como a “Twenty’s Plenty For Away Games”, da The Football Supporters Federation — ou crie um programa próprio, a exemplo do Swansea City. Quem comanda o espetáculo não pode ficar fora de estádio.

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter | instagram

Category: Marketing