Abertura ao #futfem: leão virou LEOA na camisa da Holanda para a EURO feminina

cruyff_001

Você já se perguntou qual o significado do leão heráldico que a seleção holandesa ostenta, desde sempre, em seu brasão?


holanda2

A gente responde: esse leão é um dos três que formam o Grote Rijkswapen, brasão de armas do Holanda — e, consequentemente, do atual Reino dos Países Baixos. Foi adotado constitucionalmente em 1824, e traz em si elementos dos antigos brasões da casa de Orange-Nassau e o das Províncias Unidas dos Países Baixos, relacionados à insurreição contra o domínio espanhol do século XIX.

Quer dizer, esse leãozinho é a representação do orgulho neerlandês. Seria mesmo muito difícil abrir mão desse símbolo, ou mesmo alterá-lo, certo? Pois a Koninklijke Nederlandse Voetbalbond-KNVB — a “CBF da Holanda” — fez os dois.


anuncio7

Em parceria com a Nike — sua fornecedora esportiva oficial —, a Federação transformou o seu leão em leoa na camisa da Holanda feminina, anfitriã da UEFA EURO 2017. A ativação ocorrerá na abertura do torneio, domingo (16). Depois, a novidade aparecerá apenas na temporada 2018, mas em definitivo.

leoas1

Gesto simpático? Sim, mas não só. Como já dissemos aqui, o futebol feminino está em franco crescimento na Europa, e a Holanda — ao lado de Alemanha, Dinamarca, Suécia, Inglaterra e França — está no seleto grupo de países da UEFA com mais de 100 mil atletas registradas (entre profissionais e amadoras). Ter uma leoa e não um leão, na camisa das “leoas” — pois é assim que a mulherada é conhecida por lá — é um sinal de que a Federação Holandesa está aberta não só a fomentar, mas a posicionar a modalidade de forma diferenciada em relação à masculina. Não é segregação; é a criação de um espaço próprio. Nós achamos o máximo. E torcemos para que essa postura seja copiada mundo afora.

leoas2

l

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: CamisasMarketing