A VERDADE | Sporting quer reconhecimento dos primeiros títulos portugueses

verdade

“Em 2021, Portugal celebra 100 anos de campeonatos nacionais. A lógica seria: 100 anos, 100 campeões. Mas há quem defenda que deverão ser apenas 87.”

Essa frase, tirada do manifesto “Um País sem Memória está Irremediavelmente Perdido”, define a campanha “Em Defesa da Verdade Desportiva”, lançada pelo Sporting para que a Federação Portuguesa de Futebol-FPF reconheça — ou volte a reconhecer — oficialmente os títulos nacionais do Campeonato de Portugal, disputado entre 1921-22 e 1937-38 (sendo que nas quatro últimas temporadas desse período houve um torneio experimental oficializado), e que foi substituído por — ou renomeado como — Campeonato Nacional da 1ª Divisão em 1938-39.

O maior beneficiado dessa ação seria o próprio Sporting, que saltaria de 18 para 22 campeonatos conquistados. Porto (de 27 para 30) e Belenenses (de uma para quatro), também teriam mais taças oficiais em suas galerias. Já Olhanense, Marítimo e Caravelinhos seriam reconhecidos como campeões de Portugal.

titulos

Revisões (ou correções) históricas como a que o Sporting busca e Portugal não são novidade no futebol mundial: grandes centros, como Itália, Argentina e Brasil — com a oficialização das antigas Taça Brasil e Robertão como títulos nacionais por parte da CBF — já fizeram o mesmo.

Não vamos entrar no mérito do que é ou não é justo nessa disscussão; dizemos apenas que história e títulos são ativos inegociáveis de qualquer clube, que tem o direito de pleitear o reconhecimento de suas conquistas. E que, independentemente e qualquer oficialização, toda taça deve ser ativada e celebrada da mesma forma.

l

Thiago Zanetin tem 32 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Europa.

Imagens: Divulgação.

l

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Category: Futebol Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial