10 coisas que todo fã de futebol deve fazer no Brasil

1 – Assistir uma final entre Flamengo x Vasco no Maracanã

riodejaneiro_aerea_arenamaracana-130060
Imagem: Divulgação

Porque: O Maracanã é o templo do futebol mundial e independente das reformas (e descaso por conta do consórcio), sempre será visita obrigatória para qualquer apaixonado por futebol. Para deixar a experiência ainda mais fantástica, o Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco da Gama, envolvendo as duas maiores torcidas da cidade, transforma o estádio em um programa imperdível. Na verdade, não descartamos qualquer outra final envolvendo 2 dos 4 grandes do Rio, como o famoso Fla x Flu.

2 – Ir ao Museu do Futebol em São Paulo

pacaembu
Imagem: Divulgação

Porque: No país do futebol – este título é nosso e ninguém tira -, nada mais justo que um museu dedicado a este esporte, dentro de um estádio emblemático, o Pacaembu. Inaugurado em 2008, o Museu do Futebol encanta adultos e crianças, com bastante interatividade e cultura, mostrando como nossos comportamentos e costumes estão, de alguma maneira, interligados a história do futebol nacional. As experiências criadas para o fã da pelota, acontecem através de vídeos, áudios, textos, fotos e jogos interativos. Além do acervo fixo, diversos eventos pontuais acontecem no local, como os encontros de colecionadores de camisas de futebol, oficinas e workshops. O lugar é incrível e merece nossos elogios e indicação.

3 – Assistir um jogo da Juventus na Javari

15972380_1294709453928450_9136526179339865769_o
Imagem: Juventus

Já pensou em assistir um jogo da Juventus na Mooca, em um domingo de manhã? Pois é um programa que todo apaixonado por futebol, que estiver em São Paulo deve fazer. Independente do adversário ou dos jogadores que estiverem em campo, é uma experiência que te faz voltar aos tempos do “futebol romântico”, em um pequeno, mas charmoso estádio na Javari, o Conde Rodolfo Crespi. O famoso canoli (um doce italiano) é pedido obrigatório durante o intervalo. O moleque travesso segue conquistando fãs, mesmo sem grandes campanhas e títulos, mas a sua história e “essência”, fazem com que muitos jovens frequentem os jogos e façam belas festas atrás de um dos gols. Vista uma camisa grená e vá para a Mooca!

4 – Assistir a um jogo do seu time em outro estado

uchida_fototorcida_08_1050
Imagem: Gabriel Uchida

Ver seu time ganhar um título dentro do estádio é uma experiência incrível, certo? Agora imagina sair do seu estado para apoiá-lo no estádio do adversário, sentindo a sensação de estar em minoria na arquibancada, ao lado de outros desconhecidos tão apaixonados quanto você, no melhor estilo “contra tudo e contra todos” e ainda comemorar uma vitória. Podemos dizer que é um jogo que vale praticamente como um título. Antes e durante o jogo, você tem que cantar por 10, fazer barulho até conseguir de alguma maneira abafar a grande maioria e donos da casa, e, com a vitória concretizada, continuar cantando, mas desta vez com a sensação de ter sido essencial naquele trunfo. Está esperando o que pra comprar uma passagem e programar a sua próxima viagem?

5 – Assistir a um jogo do seu rival na Libertadores, contra um time de fora do país, na torcida adversária

uchida_fototorcida_04_1050
Imagem: Gabriel Uchida

O que seria do futebol sem a rivalidade saudável? Todo torcedor já fez uma aposta contra o seu rival, mesmo que não envolva o seu time de coração, é aquele gostinho de sacanear seu amigo e rir depois de escutar aquele adjetivo de “torcida arco-íris”. Os jogos da Libertadores já mexem com o emocional de qualquer torcedor, principalmente se for contra um argentino. Estar no meio das barras sul-americanas, torcendo contra o seu rival é uma satisfação em dobro, primeiro por conhecer este tipo de cultura das arquibancadas do nosso continente e segundo por saber que em campo está o time que você quer ver fracassar, independente se o seu time estar melhor ou pior que ele. Já estivemos em alguns e podemos afirmar que é um daqueles jogos que você relembra em toda conversa de futebol com os amigos.

6 – Comer o tropeirão numa partida do Atlético ou Cruzeiro, no Mineirão

16463473_1353786238014014_7533050846867959172_o
Imagem: Reprodução

Você já deve ter escutado sobre o famoso tropeirão do Mineirão. Durante a reforma do estádio para a Copa do Mundo 2014, os mineiros se mobilizaram para evitar que este tradicional prato da “baixa gastronomia” mineira, sumisse do cardápio do torcedor. O pedido chega em um prato de plástico, acompanhado de arroz, couve, torresmo, ovo frito e bife de lombo, coberto por um saboroso molho de tomates. Agora que já sabe do que se trata o famoso tropeirão, escolha um jogo para assistir no lindo estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, de preferência um Galo x Cruzeiro e faça este ritual que milhares de torcedores fazem há mais de 40 anos.

7 – Visitar o museu da Seleção Brasileira

20150731114334_0
Imagem: CBF

O único país PENTA CAMPEÃO do mundo, terra de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo… São tantos os craques e conquistas, que a Seleção também merece um museu só dela e isso foi um golaço da CBF. Na sede da confederação, no Rio de Janeiro, é possível fazer uma experiência incrível e mergulhar na história canarinha, que começou em 1914 e se tornou a mais vitoriosa do planeta. O museu é bem moderno, interativo e possui um excelente acervo de vídeos, depoimentos, jornais, fotos e troféus.

8 – Assistir a um Brasil x Argentina pelas Eliminatórias da Copa

20161111002951_2
Imagem: CBF

A rivalidade entre os países dentro e fora das quatro linhas pode ser definida em uma pergunta: Quem foi melhor, Pelé ou Maradona? A maior disputa entre seleções no continente é conhecida como SuperClássico das Américas e ganhou novas proporções após a Copa do Mundo de 2014, no nosso país. “Brasil decime que se siente…”, “Mil gols, mil gols, só o Pelé…” foram algumas das músicas que ecoaram nas arquibancadas neste período e serão para sempre cantadas nos jogos envolvendo as duas seleções. Para sentir o clima deste SuperClássico, nada melhor do que uma partida que vale pontos e vaga para uma Copa, por isto, um Brasil x Argentina pelas Eliminatórias é praticamente uma final de campeonato. Em novembro do ano passado, ganhamos dos hermanos por 3×0, no Mineirão.

9 – Ir com amigos para um clássico de outros times, fora do seu estado

uchida_fototorcida_18_1050
Imagem: Gabriel Uchida

Clássico é clássico e vice-versa! Cada jogo importante contra o seu rival possui um clima diferente, a semana demora a passar e a cabeça fica focada na partida, pelo menos é assim com os mais apaixonados por futebol. Agora, imagina estar no meio de um jogo entre dois grandes rivais e nenhum dos times ser o seu, a única preocupação é escolher um lado para torcer e curtir toda a rivalidade, cantando, bebendo e conhecendo novas “culturas futebolísticas”, diferente da forma que você está acostumado a assistir.

Reúna os amigos, independente dos times de cada um, escolha um clássico de norte a sul e viva esta nova experiência.

10 – Assistir uma final da Copa do Nordeste

finalnordestao1
Imagem: EI

Apelidada carinhosamente de Lampions League, a competição reúne as melhores equipes da calorosa região. O fanatismo do torcedor nordestino já é conhecido em todo o país, pelas suas músicas, mandingas e criatividade. Com essa riqueza humana, social e cultural, a final da Copa do Nordeste ganha uma atmosfera única, com garantia de diversão e experiências dignas do futebol raiz.

Category: Arte