#CopaDoBrasil | Um Grande Avanço nas Mídias Sociais em 2016

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Se, além de apaixonado por futebol, você é heavy user de redes sociais, certamente deve seguir perfis de alguns dos principais campeonatos do mundo. Muitos deles já contam até com conteúdos em português, destinados ao público brasileiro. Porém, ainda são poucas as competições que fazem esse trabalho digital fortemente em toda a rede; um exemplo é a a Bundesliga, que possui menos de 50 mil fãs no Facebook, mas milhões, em diferentes línguas, no Twitter. Há também ligas que sequer tenham um perfil oficial no Facebook, caso da Eredivisie (Holanda).

Trazendo esse cenários para terras tupiniquins, temos um case muito interessante: a Copa Continental Pneus do Brasil, que, em 2016, desenvolveu um bom trabalho nas três principais redes: Twitter, Facebook e Instagram. Com um planejamento específico para cada uma delas, mas sem abrir mão da unidade — de abordagem, conteúdo, etc. —, a Copa Continental Pneus do Brasil conseguiu conquistar muitos seguidores, fazer ativações, gerar engajamento e conversa com os torcedores, e, em termos de marketing, gerar mais retorno de exposição para os patrocinadores.

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A competição tem a peculiaridade de contar com bônus e ônus. O bônus é o sistema de disputa, o mata-mata, considerado mais emocionante e tendo a preferência de muitos brasileiros. Já o ônus é que, à medida que os clubes vão sendo eliminados, pode haver um desinteresse por parte dos torcedores (que, compreensivelmente, estão mais interessados em seus próprios clubes do que no torneio em si). É aí que entra o papel de um trabalho bem feito, fazendo com que os fanáticos continuem engajados, acompanhando os times que ainda estão na disputa. Para entender melhor este plano de comunicação, vamos explicar mídia e mídia.

TWITTER. Começando ativamente neste ano, o perfil possui uma comunicação mais leve, instigando os torcedores a participarem de forma saudável em conversas envolvendo rivalidade e história. Em muitos tweets, é possível ver gifs divertidos que tenham ligação com momentos específicos da disputa. Durante as semifinais e finais deste ano — que se tornaram um “minicampeonato RS-MG” –, houve grande interação entre o perfil da competição e os das rádios Itatiaia (Belo Horizonte) e Gaúcha (Porto Alegre). Além disso, em parceria com o Twitter Brasil, os torcedores puderam eleger, a partir das quartas de final, o #CraqueDoJogo — o Man of the Match da Copa Continental Pneus do Brasil –, ação que ficou ainda mais interessante no período das finais, com o lançamento de um emoji especial da taça para quem tuitasse com as hashtags #CraqueDoJogo, #CopadoBrasil (que foi TT mundial) e #FinalDaCopaDoBrasil.



FACEBOOK. Com mais de 450 mil fãs, a competição procurou criar posts informativos, como premiação, chaveamento, resultados e datas; mas também falou bastante de suas edições passadas, sempre mantendo todos os torcedores engajados em comentar sobre o seu time e “defendê-lo” durante a temporada. Além disso, procurou publicar fotos exclusivas durante e após as partidas em cada fase — todas registradas pela Staff Images, assessoria fotográfica especializada em grandes eventos. Assim como no Twitter, a competição também fez uma parceria com o Facebook para que os torcedores pudessem eleger os melhores do campeonato via votação popular — Melhor Goleiro para Victor, do Atlético Mineiro, e Melhor Jogador para Douglas, do Grêmio — e palpitar sobre quem seria o artilheiro — Marinho, do Vitória.

🏆🏆🏆 📷@staff_images #FinalDaCopaDoBrasil

Uma foto publicada por Copa do Brasil (@copadobrasil) em

INSTAGRAM. No perfil, foi possível encontrar fotos exclusivas dos jogos, bastidores e sorteios de chaveamento. E com o apoio da Staff images, o torcedor pôde ser abastecido, em tempo real, de conteúdo no pré, durante e pós-jogo. Com as novas funcionalidades de “Sua História” e “Live”, em 2017 os mais de 21 mil seguidores conquistados serão muito mais impactados por imagens e vídeos.

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Outra coisa interessante foi a integração entre as redes sociais com o campo, através das ativações digitais divulgadas nos painéis de LED durante os jogos, impactando os torcedores que estão no estádio e quem está assistindo pela TV.

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Para finalizar, fizemos um levantamento comparando a Copa Continental Pneus do Brasil com as copas nacionais de alguns países europeus:

Copa do Brasil: Twitter +18k  |  Facebook +467k  |  Instagram +21k;

FA CUP (Inglaterra): Twitter  +83k  |  Facebook +960k  |  Instagram +71k

DFB-Pokal (Alemanha)Twitter  +46k  |  Facebook +145k  |  Instagram +136;

Coupe de France: Twitter  +3k  |  Facebook +583k (perfil não verificado)  |  Instagram n/a;

Copa del Rey: Twitter  n/a |  Facebook n/a  |  Instagram n/a;

Coppa Italia: Twitter  n/a |  Facebook n/a  |  Instagram n/a; e

Taça de Portugal: Twitter  n/a |  Facebook n/a  |  Instagram n/a.

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A partir de 2018, a premiação da Copa Continental Pneus do Brasil será recorde no continente sul-americano, e a tendência é de que o torneio cresça em emoção, competitividade e atração para o torcedor. Se esse trabalho nas redes sociais continuar sendo bem desenvolvido, a base de fãs deverá aumentar exponencialmente nos próximos anos.

Imagens: Staff Images/Divulgação

Category: MarketingRedes Sociais