Topper volta ao Botafogo, à Série A e ao nosso mercado de clubes

botafogo_topper_torcida

Fora do nosso mercado de fornecimento esportivo desde 1º de janeiro de 2015 (quando “perdeu oficialmente” o Grêmio para a Umbro), a Topper já tem data marcada para o retorno: maio deste ano. É quando terá início o seu mais novo contrato, com o Botafogo, anunciado ontem (12). A marca, que chega para substituir a PUMA, fará a segunda passagem por General Severiano – a primeira ocorreu entre 1999 a 2001.

bota topper 001

Segundo informações colhidas na imprensa nas últimas semanas, a Topper parece ter superado a concorrência de FILA e Wilson – além da Dry Word, que anulou suas possibilidades de vestir o Fogão ao inserir uma cláusula de exclusividade com o Fluminense no mercado carioca. Antes, no início de 2015, o clube havia sido procurado por Penalty, Kappa e Go New (marca da Netshoes).

Falando sobre a parceria, Botafogo e Topper estarão juntos por três anos. Em nota oficial, porém, o clube menciona que o valor total do contrato supera os R$ 40 milhões; essa cifra, porém, está atrelada a uma boa performance comercial. Isso porque o alvinegro terá participação na venda de camisas (algo que não ocorria com a Filon, representante da PUMA no Brasil). Em um primeiro momento, a estimativa é que o alvinegro lucre de 5 milhões a R$ 10 milhões, somando repasse fixo, materiais e royalties.

bota topper 002

Por fim, só nos resta fazer uma rápida análise de como a volta da Topper afeta o cenário de fornecimento esportivo na Série A do Brasileirão. A marca será a terceira representante tupiniquim no torneio (Penalty e Lupo são as outras duas), contra sete estrangeiras: adidas, Umbro, Dry World, Nike, PUMA, Kappa e Under Armour. Juntas, as empresas brazucas concentram 20% dos contratos – o menor percentual entre as três principais divisões nacionais. Confira quem vestirá quem:

adidas: Palmeiras, Flamengo, Sport, Ponte Preta e Coritiba

Umbro: Grêmio, Chapecoense e Atlético Paranaense

Dry World: Atlético Mineiro, Fluminense e Santa Cruz

Nike: Corinthians e Internacional

Lupo: América Mineiro e Figueirense

Topper: Botafogo

Penalty: Cruzeiro

Kappa: Santos

PUMA: Vitória

:Under Armour: São Paulo

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Com informações de: CR Botafogo e UOL. Imagens: Divulgação

Category: CamisasMarketingMercadoNegócios