The Guardian coloca Eliminatórias Sul-Americanas mais atraentes que UCL

the guardian

Um dos principais jornais britânicos, o The Guardian, levantou o questionamento. As Eliminatórias Sul-Americanas fazem a UEFA Champions League passar “vergonha”?

É interessante ver um veículo de comunicação do país que possui a competição nacional de clubes mais valiosa do mundo, colocar em “xeque”  a representatividade do torneio de clubes mais importante do planeta,  ao compará-la com uma disputa que muitos julgam estar atrás das Eliminatórias Europeias, que possui a atual campeã mundial, Alemanha.

O The Guardian usa argumentos que todo apaixonado por futebol nascido na América do Sul antes de 1990, sempre defendeu no esporte: jogadores com habilidades individuais, os torcedores mais fanáticos, condições de jogos hostís, com estádios históricos e a temida altitude. Além disto, a forma de disputa, a raça depositada em campo e o desenvolvimento das equipes fazem com que as Sul-Americanas sejam mais equilibradas do que as Eliminatórias Europeias que são divididas em grupos que contam com seleções fracas como Andorra, Chipre,  Gilbratar e Liechtenstein (nesta primeira rodada, a Espanha venceu por 8×0).

Bons números de audiência atraem grandes players como a Chevrolet
Bons números de audiência atraem grandes players como a Chevrolet

Voltando a falar da UCL, a matéria fala que as nossas Eliminatórias se tornaram um melhor entretenimento do que a Liga dos Campeões, cuja popularidade é puramente salva por sua reputação histórica e que apesar do regulamento de fair play financeiro, os jogos (principalmente na fase de mata-mata) em sua maioria são maçantes, independente do que aconteça, não há “zebras”, são as mesmas equipes disputando, seguindo com a frase “É hora de prestar atenção ao futebol mais emocionante do planeta.”

Falando em números e interesse no nosso país, os jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias possuem média de 30 pontos no ibope, seja contra a Argentina ou Venezuela, superando os 27 pontos registrados na final da UEFA Champions League nesta temporada. É notável o crescimento ano a ano da atenção dos brasileiros pelo futebol europeu, tanto que a maioria esmagadora de nossas matérias no Futebol Marketing é sobre patrocínio e ativação no velho continente, mas ao contrário do que muitos imaginam, os jogos das seleções sul-americanas despertam muito interesse aqui e lá fora.

Imagens: Divulgação

Raphael Lavor é publicitário e fanático por futebol.

Category: Marketing