SFSA Fans Manifesto | Como os torcedores querem transformar o futebol na Escócia

scott 001

“Os torcedores querem mudanças. O futebol da Escócio precisa e merece um futuro.” São essas as palavras que abrem manifesto popular Transforming Scottish Football (“Transformando o Futebol Escocês”), publicado nos últimos dias pela Scottish Football Supporters Association-SFSA – uma entidade independente, que agrega cerca de 50 mil membros, sejam eles representados ou não por supporters trust, de todo o país.

Baseado nas opiniões de 10 mil fanáticos, o documento propõe uma agenda com nove pontos-chave para a “reforma”, “renovação” e “reivindicação” do futebol. Ou seja, um chamado para que todos os envolvidos no nobre esporte bretão – da Scottish FA aos clubes de todas as divisões, das autoridades à mídia especializada e, claro, os torcedores, dos mais fanáticos aos simpatizantes – compreendam, de fato, que o futebol pertence a todos.

albion 001

Abaixo, você pode consultar o manifesto na íntegra e conferir um resumo das principais questões abordadas pela SFSA. Com certeza, você verá que muitas delas também seriam (e são) necessárias também no Brasil. Confira:



RENOVAÇÃO DO JOGO:

1. Trazer o torcedor de volta, através de preços competitivos e instalações para famílias em todos os clubes.

2. Tornar o futebol escocês mais amigável na mídia e em todos os níveis.

3. Reposicionar o futebol escocês no mercado, pressionando por transparência financeira e divisão justa das ações (dos clubes).

REFORMA DO JOGO:

4. Reconstruir os campeonatos com divisões maiores, maior variedade (de praças nas disputas) e concorrência (nos direitos de transmissão).

5. Voltar todos os clubes às suas comunidades, como espaços de bem-estar e entretenimento.

6. Reinvestir nos jovens através de novos planos para educação e formação.

REIVINDICAÇÃO DO JOGO

7. Diversidade na governança (dos clubes): 25% de torcedores, 50% de mulheres e espaços permanentes para entidades nacionais de torcedores.

8. Auditorias independentes e regulares, com avaliação de desempenho das diretorias e dos clubes.

9. Expandir propriedades comunitárias ou colaborativas, dar aos torcedores o direito de licitar ou comprar clubes à venda e criar um banco ou fundo para torcedores.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Imagens: Divulgação (1); Iain McLean (2)

Category: Marketing