Sem monopólio, Bundesliga praticamente dobra Direitos de TV domésticos

bunds 002

Em abril, a Bundeskartellamt – agência nacional que regula a competição nos mercados alemães – decidiu que não haveria monopólio na venda dos direitos de TV da Bundesliga. O resultado? Valorização de 85% para o quadriênio 2017-21. Por € 4,64 bilhões (R$ 18.56 bilhões, sendo € 1,00 = R$ 4,00), SkySport, Eurosport e ADR dividirão as transmissões, da seguinte forma:

– a Sky terá direito sobre a maioria dos jogos da 1. Bundesliga aos sábados e domingos, além de todas as partidas da 2. Bundesliga (Segundona);

– a Eurosport ficará com todos os jogos ao vivo nas sextas-feiras à noite;

– e a ADR (que contará com apoio da local ZDF), transmitirá jogos “dispensados” pela Sky, sejam aos sábados ou aos domingos.

bundes 004

Fora das transmissões ao vivo, o Perform Group ficou o direito sobre clips digitais dos melhores momentos da rodada, enquanto a Sport1 levará ao ar os melhores momentos das partidas dos sábado. A Bundesliga ainda espera vender um pacote com os programas de melhores momentos (highlight programmes) da Primeira e Segunda Divisões. Já a oferta de conteúdos over the top – áudio e vídeos, por exemplo – é temporariamente suprida pela Amazon, que, na próxima temporada, disponibilizará em sua loja os programas Great Matches e Legends of the League, ambos em modalidade on demand (pagou, baixou, assistiu e pronto).

bundes 005

Com este salto nos ganhos domésticos de TV, os clubes da Bundesliga terão um grande aumento de receita e não estranharemos se, nas próximas edições de estudos como o Football Money League, da Deloitte, Bayern, Borussia Dormund e Schalke 04 tiverem companhia de um ou mais coirmãos. Abaixo, você tem a divisão detalhada de broadcasting nas Primeira e Segunda Divisões (vimos no blog Ubersteiger), considerando as últimas quatro temporadas e também a próxima – que antecederá a ativação de todos os acordos que comentamos aqui.

bund tv 1

bund tv 2

 

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

 

Imagens: Divulgação

Category: MarketingMercado