#RiverSosVos | Com protagonismo da torcida, River apresenta 3ª camisa e nova filosofia

Desde 2003, todo dia 28 de setembro é Día Internacional del Hincha de River. Essa data — uma data criada pelo River Plate em homenagem ao nascimento do maior goleador de sua história, Ángel Amadeo Labruna. E hoje, a comemoração cresceu. Porque o clube tirou do primeiro plano a autoexaltação de ser El más grande lejos (“De longe, o maior”) para dar o protagonismo a quem o fez ser, em sua visão, do tamanho que é: justamente el hincha de River, o seu torcedor.

Esse é o significado do novo conceito institucional millonario, #RiverSosVos (“Vocês são o River). E, como primeira ativação, o clube selecionou alguns torcedores para, em primeira mão, vestir e apresentar sua nova terceira camisa, assinada pela adidas. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook e gerou um engajamento digno dos dias de jogos em Nuñez.

Ainda que a ideia não seja inédita, a ação do River Plate foi oportuna. Afinal, como já dissemos algumas vezes (e vamos repetir sempre), a camisa pertence ao torcedor. É através da camisa que o torcedor “joga junto” e se sente representado em campo. É por ela que o torcedor torce. E é essa torcida, esse sentimento, que converte o que seria uma simples peça de roupa no maior vetor de marketing possível, possibilitando acordos de patrocínio e fornecimento — como, por exemplo, o excelente contrato entre o millo e a adidas.

river-000

river-002

river-004

river-003

river-plate

Por fim, destacamos que, após o live marketing” dos fanáticos pelo River Plate durante o último Mundial de Clubes FIFA, no Japão, essa guinada popular era, mais do que esperada, necessária. Estamos curiosos para saber como esse conceito avançará.


Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: CamisasMarketing