Por valor recorde, japonesa Rakuten é a nova máster de camisa do Barcelona

rak-1

Nem Amazon, nem Alibaba, nem Hawuei. A nova patrocinadora máster do Barcelona é a gigante japonesa de tecnologia Rakuten, que, entre 2017-18 e 2020-21, deve investir € 220 milhões fixos pelo espaço — ou € 55 milhões por temporada, novo recorde mundial — que, somados aos bônus por metas conquistadas, deve igualar a pedida de € 60 milhões que o clube já pretendia em sua última renovação com a Qatar Airways.

rak-2

O anúncio da parceria deve aconteceu hoje (16). O interesse da Rakuten no clube, porém, vem desde o último ano, e o negócio só não prosperou devido a um conflito de interesses (financeiros, é claro) com a Nike, já que a empresa japonesa exigia a cessão total da venda online de merchandising do Barça. Essa diferença foi resolvida na renovação – também recorde – da swoosh com os culés, que retomou a gestão da rede e e-commerce FC Botiga.

barca-1

Dessa forma, a camisa do Barcelona chegará à temporada 2017-18 como a mais valiosa do futebol mundial, sendo: € 85 milhões da Nike (e € 105 milhões nos próximos anos) + € 55 milhões da Rakuten + € 10 milhões da Beko (que, além das mangas do uniforme de jogo, aparece nas camisas de treino e pré-partida). E há ainda o aporte da UNICEF nas costas – mas, por esse, é o Barça que desembolsa € 2 milhões. A meta do clube de ultrapassar € 1 bilhão em receitas até 2021 parece bem encaminhada, não?

Post atualizado com ajuda do nosso leitor Matheus Bandeira. Valeu pelo toque, boleiro!

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: CamisasMarketingMercadoNegócios