Por marca forte, Liga Espanhola abre mão de title sponsor

laliga - logosALT2

Saem Liga BBVA e Liga Adelante, entram LaLiga e LaLiga2. Com o término da sua parceria junto ao Banco BBVA – que começou em 2006, na Segundona, e migrou para o torneio de elite em 2008 -, a Liga Espanhola segue os passos da Premier League e, a partir de 2016-17, já não terá title sponsor em seus campeonatos.

Considerando a última renovação com o BBVA, a Liga Espanhola deixa de receber € 25 milhões por temporada. Essa perda d receita, porém, será amplamente compensada pelos € 2,65 bilhões do novo acordo doméstico de TV para o triênio 2016-19 (fechado junto a Telefonica, Movistar e Mediapro) e pela possibilidade de expansão do portfólio de patrocinadores – dentro e, principalmente, fora da Espanha.

laliga - sponsors

Em dez temporadas, a marca BBVA foi associada a 3.040 jogos da elite, 4.620 da Segundona e, desde 2010-11, a outros 42 dos play-offs de acesso à Primeira Divisão. É essa visibilidade, que hoje já atinge quase 200 países, que a Liga Espanhola busca para os seus campeonatos – como faz a Bundesliga, com suas 1. Bundesliga e 2. Bundesliga, ou a Ligue francesa, com Ligue 1 e Ligue 2. Entres os cinco maiores mercados do futebol europeu, apenas Serie A TIM e Serie B Con.Te, na Itália, e Sky Bet EFL, na Inglaterra (sendo que a EFL é independente da Premier League) resistem com title sponsors. Modelo ultrapassado?

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: MarketingMercadoNegócios