#OrangeSponsorsYou | Uma ativação de sucesso na UEFA Euro 2016

“Para Orange, patrocínio não é apenas destacar uma marca exibindo um logotipo numa camisa de futebol ou nos créditos de um filme. Vai muito mais longe! Nós somos fornecedores oficiais de serviços de telecomunicações em grandes competições internacionais, com inovações digitais que permitem aos nossos clientes e torcedores em todo o mundo estarem mais perto do evento. No futebol, sabemos como os fãs são apaixonados, apoiadores fervorosos de suas equipes. Portanto, durante o UEFA EURO 2016, em vez de patrocinar os jogadores em campo, a Orange decidiu apresentar a verdadeira estrela: a torcida.”

Durante toda a EURO 2016, a Orange, em parceria com a prefeitura de Paris, está promovendo uma disputa entre os torcedores das seleções participantes. A empresa está oferecendo a oportunidade dos fãs influenciarem na iluminação da Torre Eiffel, com as cores de seus países, através do incentivo nas redes sociais. Nos telões da Fanfest oficial, que foi montada no Campo de Marte e tem a torre como destaque do cenário, também aparecem fotos selecionadas de torcedores que postaram usando a hashtag da ação

france_orange

Ao ativar seu patrocínio à EURO 2016 através de campanha #OrangeSponsorsYou (“A Orange Patrocina Você”), a empresa conseguiu se associar a todas as seleções, mesmo não tendo qualquer vínculo comercial com a grande maioria, atingindo torcedores de todas as nacionalidades.

Isso é fruto de um excelente planejamento de patrocínio ao campeonato, mostrando que existem diversas possibilidades de impactar milhões de pessoas, não se limitando apenas a exposição da marca, mas também gerando experiências e valor emocional a todos aqueles que estão vivenciando a EURO 2016.


fan static

Segundo uma pesquisa da Brand Agility Index, realizada pela Waggener Edstrom Communications [WE], a Orange encabeçou uma lista de monitoramento dos 10 patrocinadores do campeonato, recebendo 71 pontos, creditados por estimular o engajamento através da campanha #OrangeSponsorsYou. O ranqueamento das marcas é definido através de alguns fatores que incluem a escalabilidade de uma campanha, a relevância, a velocidade na qual ele responde nas mídias sociais, o engajamento, a originalidade, a personalização e o sentimento.

pontuacao

Além de toda visibilidade conquistada por estar presente nos painéis de LED durante as partidas (que estão sendo bem usados para promover a ação) e nas demais propriedades, como o backdrop da entrevistas pós-jogo, a empresa está conseguindo ganhar ainda mais visibilidade com mídia espontânea e nas redes sociais.



A Orange também está aproveitando a competição como plataforma de relacionamento com o cliente, através da Fan Room Orange.

Ativar o patrocínio de forma criativa e inteligente é uma demanda recorrente no marketing esportivo. Como fazer com relevância? A Orange soube aproveitar a oportunidade e criou um dos melhores cases que já vimos em grandes eventos esportivos. Aplausos.

Raphael Lavor é publicitário, torcedor, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: Marketing