#OMantoEhMeu | Flamengo converte torcedores em ídolos

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Como já dissemos, e não cansamos de repetir (porque, temos fé, nossos dirigentes ainda vão entender isso), a camisa é o maior vetor de marketing de qualquer clube. É através delas que são fechados grandes negócios – como, por exemplo, patrocínios, contratos de fornecimento e royalties sobre vendas. Mas, acima de tudo, é por ela que o torcedor torce. É através dela que as arquibancadas se reconhecem e entram em campo, jogo sim, jogo também.

E é por tudo isso que achamos tão significativa a ação #OMantoEhMeu, criada pela agência NBS para ativar o novo manto titular do Flamengo, apresentado hoje (10) pela adidas. A mecânica é simples: os torcedores mandam tweets com a hashtag e indicam o nome de algum jogador; e os melhores, selecionados pelo clube e pela empresa, vão autografar as camisas do elenco para a estreia no Brasileirão, neste final de semana. Esse é o ponto: reconhecer o torcedor como o verdadeiro ídolo rubro-negro.

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Ressaltamos, porém, que a ideia do Flamengo não é inédita. Recentemente, o ABC fez algo parecido, ao sortear 21 sócios-torcedores para assinarem, tal e qual um patrocínio máster, as camisas com que o elenco alvinegro conquistou o Campeonato Potiguar. Mas, em nossa opinião, mais importante do que discutir “quem fez primeiro” ou “quem fez depois” é desafiar: quem vai fazer a próxima? Ações que valorizam e incluem o torcedor no jogo são sempre bem-vindas.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação

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