O sucesso do time da Red Bull na Alemanha

No próximo dia 19 de maio, o RB Leipzig vai comemorar 7 anos de fundação e o time alemão, da gigante Red Bull, está com motivos de sobras para celebrar. No domingo passado (8), a equipe conquistou a tão sonhada e planejada vaga para a 1. Bundesliga, e se juntará a Bayern, Borussia Dortmund e outros tradicionais clubes da Alemanha.

Podemos considerar um grande feito, já que a 1. Bundesliga é uma das competições nacionais mais difíceis do mundo – a terceira, segundo levantamento feito este ano pela IFFHS, atrás apenas da Liga BBVA (Espanha) e Serie A TIM (Itália) –; e também vale lembrar que a seleção alemã é a atual campeã mundial.

A meta era de conseguir essa ascensão em 10 anos, objetivo alcançado com 3 anos de antecedência.

13177166_1131857100192473_8789024789917072403_n

Não foi fácil para a Red Bull entrar no futebol alemão, já que existe a regra 50+1, fazendo com que nenhum investidor possa ter mais de 50% de um clube, justamente pare evitar o que ocorre na Inglaterra, onde magnatas assumem o controle. Por isso, o nome da equipe é RB Leipzig – sendo que o RB foi “convertido” em Rasen Ballsport (esporte com bola sobre o gramado, em alemão) – diferente dos outros times da empresa, como Red Bull Salzburg, NY Red Bulls e Red Bull Brasil.

Além deste desafio, o clube também possui rejeição de uma parcela de torcedores germânicos contra o “futebol moderno”. Em dado momento, chegou-se a criar uma campanha chamada Nein zu RB (“Não ao RB”) e, na última temporada, os fãs do Union Berlim chegaram a decretar que “a cultura do futebol morre em Leipzig”

Mesmo assim, o clube vem conquistando cada vez mais fãs, no último jogo o time venceu diante de 42 mil pessoas e para a próxima partida do campeonato, que será fora de casa, já foram vendidos mais de 2100 ingressos para seus torcedores.

13177556_1132528340125349_7333523321940489900_n

13087480_1132528270125356_5421632904565560249_n

13178889_1132528480125335_4854115654953756391_n

Nada disso foi barreira para o RB Leipizig, que realizou um feito histórico. Será que veremos em breve o clube na UEFA Champions League? Todo trabalho bem feito e com planejamento merece nosso reconhecimento e torcida, para que obtenha cada vez mais sucesso.

Imagens: facebook.com/rbleipzig

Raphael Lavor é publicitário, torcedor, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

 

Category: MarketingMercado