O modelo comercial de sucesso do Manchester United

Richard Branson announcing Virgin Money's partnership with Manchester United photographed in Kidlington, Oxfordshire, UK. Photo: Visionhaus/Gary Prior

O Manchester United é sem dúvidas o clube de maior sucesso comercial da Inglaterra.  Mesmo sem ter se classificado para a próxima temporada da UEFA Champions League, segue conquistando grandes patrocinadores e enchendo os cofres.  O mais novo acordo é com a Virgin Money, com duração de 4 anos,  se tornando o “Banco Oficial” do clube no Reino Unido. Com este negócio fechado, já são 15 bancos que trabalham com o selo de “Patrocinador Local” dos Red Devils.

No exercício fechado em junho de 2015, o clube totalizou uma receita de 395 milhões de libras. Para o fechamento do exercício de 2016, o Manchester espera ultrapassar a marca de 500 milhões de libras, se tornando o primeiro clube britânico a alcançar estas cifras. Este valor convertido para a nossa moeda, chega aproximadamente a 2.15 bilhões de reais.

O êxito de receitas do Manchester, está baseado em três  setores que geram este retorno para o clube: COMERCIAL, BROADCASTING (direitos de TV e Rádio) e MATCHDAY (dias de jogos no estádio).


business-model-new-sep

– COMERCIAL (números baseados na receita 2015)
A marca Manchester United é rentabilizada através de três fontes de receita comercial: Patrocínio; Varejo/Merchandising/Licenciamento de Produtos; Mobile/Conteúdo.
Em relação ao Patrocínio, aproveitando a força da marca em todo o mundo, os Red Devils possuem categorias de estratégia comercial: o patrocínio global, o regional e a segmentação de produto. A receita do clube com patrocínios foi de 154,8 milhões de libras. Em seu portfólio de patrocinadores estão os mais diferentes segmentos como pneus, shampoo masculino e refeição coreana pronta.

No setor de produtos licenciados e merchandising, o clube obteve 31,6 milhões de libras. Este valor representa as vendas de produtos oficiais distribuídos através das lojas oficiais do clube, e-commerce e canais de distribuição de produtos no mercado. O Manchester possui contrato de 10 anos  com a adidas, um  patrocínio técnico global e direitos de licenciamento de marca.

Com o grande poder da marca e planejamento estratégico de conteúdo bem elaborado, o Manchester possui diversos acordos mundo afora com empresas de telecomunicações móveis. O clube conseguiu gerar 10,4 milhões de libras.

3601952C00000578-3677209-image-a-3_1467818229042

3661597000000578-3695310-image-a-11_1468832034036

366159D200000578-3695310-Club_legends_Denis_Irwin_and_Peter_Schmeichel_promote_Aperol_the-a-10_1468831943381

– BROADCASTING (números baseados na receita 2015)
Com os direitos de TV e Rádio para transmissões das competições em todo o planeta, somado o os ganhos com o canal exclusivo MUTV, com programação para mais de 90 países, o clube alcançou 107,7 milhões de libras.

big-united-quiz

– MATCHDAY (números baseados na receita 2015)
O Manchester possui um dos estádios mais emblemáticos do mundo, o Old Trafford, com capacidade pra 75.669 torcedores, sendo o maior estádio de futebol do Reino Unido. Com taxa de ocupação de 99% durante a Premier League, até junho de 2015 o clube gerou a receita de 90,6 milhões de libras.

old trafford

Em 2012 o Manchester estreou na Bolsa de Nova York (NYSE), os valores das ações “MANU” estão girando em torno de US$16. No mais recente artigo da Forbes sobre equipes esportivas, os Red Devils aparecem como o terceiro clube de futebol mais valioso do mundo.

Atualmente o Manchester United possui 69 acordos comerciais:

PATROCINADOR GLOBAL

Adidas, official kit supplier

Aon, Principal Partner

Chevrolet, Principal Partner

20th Century Fox, official Manchester United feature film partner

Abengoa, official sustainable technology partner

Aeroflot, official carrier

Aperol Spritz, official global spirits partner

Apollo Tyres, official tyre partner 

Casillero del Diablo, official wine partner

Columbia, official outdoor apparel partner

DHL, official logistics partner

Epson, official office equipment partner

Gulf Oil International, official global lubricant oil and fuel retail partner

HCL, official digital transformation partner

HEROES, official formal footwear partner 

Kansai Paint, official paint partner

Marathon Bet, official global betting partner

New Era, official leisure headwear partner

Nissin Foods Group, official global partner 

Swissquote, official forex and online financial trading partner

Toshiba Medical Systems, official medical systems partner

Yanmar, official global partner

PATROCINADOR LOCAL

A.P. Honda, official motorcycle partner for Thailand

Achilles Radial, official tyre partner for Indonesia

CHI, official soft drinks partner for Nigeria

Cho-A Pharm Co Ltd., official pharmaceutical partner for Korea and Vietnam

Donaco, official casino resort partner for Thailand, Cambodia, Vietnam, Laos, Myanmar and South Korea

Eurofood, official confectionary partner for Cambodia, Laos, Myanmar, Thailand and Vietnam

Federal, official tyre partner for Taiwan and China

Gloops, official social gaming partner for Japan

The Hong Kong Jockey Club, official partner

IVC, official wellness partner for China

Manda, official nutritional supplements partner for Japan

Nexon, official social football gaming partner in South Korea

Ottogi, official ready meal partner for Korea

Sbenu, official casual footwear partner in South Korea

Unilever, official male shampoo partner in Indonesia, Singapore and Vietnam

MÍDIA

Bakcell, official integrated telecommunications partner for Azerbaijan

Belgacom TV (11+), official MUTV broadcast partner for Belgium

Cable and Wireless, official Quad-Play partner for the Carribbean

DirectTV PanAmericana, official MUTV broadcast partner

Eclat Media Group, official MUTV broadcast partner for South Korea

Emtel, official triple play and MUTV broadcast partner for Mauritius

Fiji TV, official MUTV broadcast partner for Fiji

Globacom, official integrated telecommunications partner for Nigeria, Ghana, Republic of Benin

PCCW, official integrated telecommunications partner and official broadcast partner for Hong Kong

Portugal Telecom (MEO), official MUTV broadcast partner for Portugal

Sina Sports, official MUTV broadcast partner for China

Sky TV NZ, official MUTV broadcast partner for New Zealand

STC, official integrated telecommunications partner for Saudi Arabia

TM, official integrated telecommunications Partner for Malaysia

TrueMove H, official integrated telecommunications partner for Thailand

TV 2, official MUTV broadcast partner for Norway

VIVA, official integrated telecommunications partner for Bahrain and Kuwait

PARCEIRO FINANCEIRO

AFB, official financial services affinity partner for Kenya, Ghana, Zambia, Zimbabwe, Uganda and Tanzania

Banif Bank, official financial services affinity partner for Malta

BIDV, official financial services affinity partner for Vietnam

Commercial Bank of Qatar, official financial services affinity partner for Qatar

Danamon, official financial services affinity partner for Indonesia

DenizBank, official financial services affinity partner for Turkey

Emirates NBD, official financial services affinity partner for the UAE

Eurobank, official financial services affinity partner for Serbia

Invex Banco, official financial services affinity partner for Mexico

Krungsri, official financial services affinity partner for Thailand

Maybank, official retail banking partner for Malaysia, Singapore and Philippines

MBNA, official financial services affinity partner for the UK

Santander, official financial services affinity partner for Norway

Shinsei, official financial services affinity partner for Japan

Virgin Money, official financial services partner

_

Imagens: Divulgação.

Raphael Lavor é publicitário, fanático por futebol, colecionador de camisas e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: Marketing