NADA VAI NOS SEPARAR | Inter tira da arquibancada o lema para voltar à elite

“Colorado, colorado, nada vai nos separar”, cantam, jogo sim, jogo também, os torcedores do Internacional nas arquibancadas do Beira-Rio. Um hino popular que já embalou muitos títulos — na Libertadores e em outros torneios da CONMEBOL, no Mundial Interclubes e mesmo no Rio Grande do Sul. E que, em 2016, ganhou uma nova função: a de lema para a reconstrução do clube após o inédito rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.

A primeira ativação aconteceu nas redes sociais, em 11 d dezembro, logo após a confirmação da queda (1×1 frente ao Fluminense, no Rio de Janeiro, pela última rodada do Brasileirão). Um ato simbólico, mas importante, para mostrar à torcida que a dor da Segundona não é só dela — o clube também sente.



No dia seguinte, 12, o Inter se valeu do “Nada Vai Nos Separar” para aticar o seu programa de Sócio-Torcedor. E vem tendo a primeira demonstração de apoio dos torcedores: em uma semana, forma mais de 3 mil adesões — 3.143, para sermos exatos, o que, segundo o clube, representa 25,83% das, aé aqui, 12.164 novas inscrições de 2016. Excelente notícia para uma iniciativa que, em 2015, rendeu acima das cotas de TV aberta do último biênio e, atualmente, é a quarta maior do País (112.756 sócios).

A partir do dia 14, quando o Inter comemorou os 41 anos de seu primeiro título Brasileiro, o lema foi convertido na hashtag #NadaVaiNosSeparar. Não é uma ação menor, já que permite ao torcedor praticar o posicionamento, apropriando-se do discurso para entrar na conversa e multiplicar o engajamento, como comprovou a campanha de conteúdo pelo 10º aniversário do título Mundial colorado, que foi ao ar no último sábado (17).

E hoje (21), o Inter fará uma nova ativação do conceito, que será marcado gratuitamente na pele de 392 sócios colorados (número que faz referência à média diária de associações registradas desde o descenso), em parceria com o estúdio oficial de tatuagens do clube, o Black Stone. Uma ação que simboliza o laço de união entre a instituição e a torcida.

inter 002

Vale lembrar que a utilização de #NadaVaiNosSeparar não é um ideia inédita no Inter. Ao longo dos anos, essa máxima deu nome ao documentário oficial do centenário colorado e foi vista em inúmeras campanhas do programa de Sócio-Torcedor, apenas para citarmos dois casos. Sua ressignificação (agora, esse lema é usado como grito de orgulho em meio a um momento de dificuldade), porém, é nova. E é notável que o clube tenha recorrido às arquibancadas para buscar se reerguer. É um senso de futebol popular que vemos pouco no Brasil, comprovando que, na mentalidade, o Internacional ainda pertence à elite.

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: MarketingRedes Sociais