MKT DE TORCIDA | Grupo de vascaínos se mobiliza e faz a diferença fora do clube

14446093_1113759688692653_7847084447062961332_n

Quem acompanhou esta rodada da Copa Continental do Brasil pode ver jogos bem emocionantes e polêmicos, típicos de decisões em campeonatos de mata-mata. Dentre lances que ficam na história, como as cobranças de pênalti entre Grêmio e Atlético-PR, o empate que classificou o Galo no final do jogo e os 3 gols anulados do Fluminense, um dos mais representativos não foi em campo. A festa da torcida vascaína merece um destaque, mesmo com a eliminação do time.

Após a derrota pro Santos por 3 a 1 no primeiro jogo, alguns torcedores começaram a se mobilizar pra fazer desta partida, a mais importante do ano, sabendo que um título da Copa Continental do Brasil poderia salvar e de alguma forma apagar mais um ano na Série B. Este grupo de torcedores que é chamado de “Comissão de Festas Cruzmaltinas” prometeu um “corredor de fogos” com muitos sinalizadores para receber o ônibus do time e uma grande festa nas arquibancadas. Surtiu efeito e os vascaínos compraram a ideia, esgotando os ingressos pra partida. O clube abaixou os preços em R$ 10 em relação aos jogos da Série B e fez a campanha nas redes sociais #DiaDaVirada, mas o grande marketing deste jogo foi a festa prometida pela torcida.

Um outro grupo que também ajuda constantemente esta “Comissão”, vêm fazendo um trabalho bem interessante no bairro Vasco da Gama (e em São Cristovão), onde está situado o estádio de São Januário, criando pinturas em grandes muros, enaltecendo o clube e sua história. Algo que já acontece em bairros argentinos, como em La Boca, em Boedo, nos arredores de estádios europeus e até mesmo aqui no Brasil. Estes murais que tem a essência da cultura de torcida, está ajudando a deixar as imediações do Gigante da Colina cada vez mais apaixonante pro vascaíno, que carrega na história o orgulho de ser o único grande situado na Zona Norte carioca, longe do elitismo.

14310297_10201980353906231_5088348055420316577_o

14369961_10202009652278672_6252074393492576793_n

14242386_1023479207750763_1162589888692353523_o

Alguns clubes já possuem uma espécie de “Departamento de Torcida”, como o Borussia Dortmund, a Juventus e o Grêmio, com sugestões dos torcedores para melhorar e inovar nas arquibancadas e fora delas, ações em redes sociais, além de opiniões sobre produtos licenciados e coisas que envolvam diretamente o torcedor/consumidor. Vale a dica pro Club de Regatas Vasco da Gama.

Siga o Futebol Marketing nas redes sociais: facebook | twitter

Imagens: Divulgação

Raphael Lavor é publicitário, fanático por futebol, colecionador de camisas e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: Marketing