Máster do Southampton, Virgin pagará parte de ingressos dos rivais no St. Mary’s

virgin 0

A Premier League determinou e, a partir desta temporada, os clubes poderão cobrar no máximo £ 30,00 (R$ 120,00, sendo £ 1,00 = R$ 4,00) pelos ingressos para os setores visitantes de seus estádios. Mas quem for à casa do Southampton, o St. Mary’s Stadium, vai pagar 33% menos: £ 20,00 (R$ 80,00). Tudo graças à Virgin Media, máster de camisa do clube, que fechou uma parceria com a associação popular The Football Supporters’ Federation-FSF, aderindo à iniciativa “Twenty’s Plenty For Away Fans” – algo como “Vinte Libras é o Bastante Para Visitantes”, em tradução livre.

vrigin 2

Como você já leu aqui, a “Twenty’s Plenty” incentiva os clubes a estabelecer acordos mútuos de colaboração por menores preços, e já economizou mais de £ 500 mil para as torcidas visitantes da Premier League nas temporadas 2013-14 e 2014-15. Com base nela, cada torcedor rival que decidir apoiar seu clube contra o Southampton em St. Mary’s terá automaticamente um subsídio de £ 10,00 por bilhete – começando pelo povo do Watford, primeiro adversário que os saints receberão, já neste final de semana.

twenty

“Mas por que financiar as torcidas rivais?”. Nós enxergamos dois motivos. O primeiro é estratégico: ao facilitar o acesso a St Mary’s, a Virgin Media promove uma rede de cortesia que deverá influenciar os demais clubes a receberem os torcedores do Southampton em seus estádios com o mesmo benefício; ou seja, estamos falando de uma ativação de patrocínio – e das mais inteligentes. Já o segundo transcende o acordo com os saints e coloca a Virgin como patrocinadora da cultura popular no futebol da Premier League, concentrando todas as cores, bandeiras e cidades do campeonato à costa sul do Reino Unido.

virgin 2

E a torcida do Southampton também contará com o apoio direto da Virgin Media, que, além de subsidiar os ingressos (£ 20,00 para adultos e £ 10,00 para menores de 16 anos), disponibilizará ônibus gratuitos para a viagem rumo ao Old Trafford, na primeira partida externa da temporada. Uma ajuda fundamental, já que, segundo pesquisa recente da The Football Supporters’ Federation-FSF, 53% dos torcedores da elite e da Segundona inglesa consideram a distância (leia-se: custo de deslocamento) como fator impeditivo para apoiar suas equipes longe de casa. Quando vamos ter uma iniciativa – e uma mobilização popular, uma mentalidade coletiva – como essa aqui, no Brasil?

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: Marketing