#ManCity | Como o clube está se tornando referência em inovação tecnológica

MANCHESTER, ENGLAND - SEPTEMBER 17: Raheem Sterling of Manchester City celebrates scoring his sides third goal with his team mates during the Premier League match between Manchester City and AFC Bournemouth at the Etihad Stadium on September 17, 2016 in Manchester, England.  (Photo by Michael Steele/Getty Images)

O Manchester City é um clube que ganha cada vez mais fãs e mídia, não apenas pelos seus craques que formam o sexto time mais valioso do mundo, segundo a revista Forbes, mas também pelo ótimo trabalho fora de campo para engajar os torcedores e apaixonados por futebol de todo o mundo. O principal responsável por isto é Diego Gigliani, vice-presidente sênior de mídia e inovação, que colocou como um objetivo criar um relacionamento entre o clube e seus fãs usando a tecnologia e não apenas se limitando ao Twitter, Facebook, Instagram e Snapchat, canais que se tornaram comuns para as marcas.

“Queremos crescer o esporte, liga e clube, atingir mais pessoas e fortalecer a nossa ligação com os fãs. Você não pode colocar mais de 55.000 pessoas no nosso estádio, mas on-line você pode ter 10 milhões de pessoas envolvidas com o clube. É realmente poderoso. “

O City é um clube que investe forte no digital, se destacando com novidades que englobam redes sociais, apps e realidade virtual. O lançamento mais recente dos citizens são os stickers (ou figurinhas) para os aplicativos de conversa mobile. Uma coisa simples, mas com um grande potencial de retorno, gerando mais valor pra marca Manchester City, envolvendo o torcedor/consumidor no ambiente de comunicação digital, bastante usado principalmente pelos jovens entre 16 e 29 anos (45% do total).

Em 2015 o clube utilizou suas redes para realizar uma consulta popular e criar o seu novo escudo. No início de 2016 anunciaram uma parceria digital com a empresa Wix.com, que assumiu o design e a hospedagem do site oficial.

Outras ações muito interessantes ganharam destaque, como o Hackathon, o Facebook Messenger bot e o uso de Realidade Virtual (VR).

Hackathon: O HackMCFC, foi um maratona  para programadores  entregarem  os melhores insights sobre a base de desempenho dos atletas. O primeiro evento no mundo do futebol destinado aos Hackers permitiu que especialistas e estudantes tivessem acesso irrestrito aos sistemas de desempenho do clube, com o objetivo de gerar inovação e conhecimento para novos projetos de melhorias para os atletas.  Os vencedores desenvolveram um algoritmo de “aprendizado” da maquina que poderá auxiliar em avaliações de tomadas de decisões feitas nas partidas.

“A ideia hackathon representou o tipo de organização que queremos ser. Hackathons sãos sobre colaboração, as pessoas que trabalham em conjunto de diversas origens, inovando e criando protótipos. Estas são as coisas em que acreditamos. ” Diego Gigliani.

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Facebook Messenger bot:  Os citizens se tornaram o primeiro clube da Inglaterra a oferecer um bot no Messenger. O fã pode entrar em contato com o City através do facebook e receber conteúdos exclusivos pelo aplicativo de conversa da rede social mais popular do mundo. Está disponível material do técnico Pep Guardiola, informações de jogos, trasnferências, wallpapers, fotos e vídeos dos bastidores.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar mais um pioneirismo em platarforma digital para o Manchester City. As plataformas de mensagens possuem enormes audiências globais e nossos fãs em todo o mundo estão gastando mais e mais tempo com eles. Apps de mensagens estão no caminho para se tornar uma das maneiras mais importantes de entregar conteúdo diretamente nas mãos dos fãs, como já visto na China com WeChat, e queríamos que os torcedores do City fossem os primeiros a se beneficiarem dessa experiência no Facebook Messenger.
Estamos comprometidos com a experimentação de novas formas de se envolver com a nossa base digital de fãs que é cada vez mais global e o Facebook Messenger é mais um exemplo disso.” Diego Gigliani.

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Realidade Virtual (VR): Em maio, o Man City se juntou com a Sky Sports e a LiveLike para proporcionar uma experiência VR  com fãs em Londres, Nova York e Melbourne. Os torcedores puderam assistir a partida contra o Arsenal, como se estivessem dentro do Etihad Stadium, em Manchester. Após esta experiência, o clube lançou o aplicativo CityVR que pode ser usado na plataforma do Samsung Gear VR e com uma experiência ainda mais completa com as funcionalidades da Oculus. No app o torcedor é “transportado” para uma suíte VIP do clube e pode assistir os destaques da temporada 2015-2016, informações sobre jogadores, estatísticas, entrevistas e outros conteúdos exclusivos.

“Nós sempre temos o nosso dedo em torno da tecnologia e diferentes mecanismos para garantir que estamos saltando sobre as oportunidades mais cedo. Tendo vários clubes em diferentes territórios significa que estamos mais perto de diferentes tipos de pessoas. Se alguém em Nova York vê uma empresa que está sendo particularmente inovadora, por exemplo, eles vão marcá-la até nós. Em particular, estamos procurando oportunidades em estágio inicial em diferentes setores e para nós oVR é um exemplo disso.” Diego Gigliani.

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O Manchester City também está embarcando na onda do eSports e contratou o  jogador de FIFA Kieran “Kez” Brown, de 18 anos, para representar os citizens nos torneios do game. Através do jogador, o clube tará visibilidade em transmissões no Twitch e vídeos no YouTube.

“Esta é uma evolução natural para o Manchester City. Nós estamos muito envolvidos com nosso parceiro, EA SPORTS, e a franquia FIFA. Com os eSports ganhando mais visibilidade, faz sentido que nosso clube faça parte da ação e se aproxime de nossos fãs, que amam jogar FIFA com o Manchester City.” Diego Gigliani.

Recentemente aqui no Brasil, o Palmeiras lançou no mercado o seu próprio óculos de realidade virtual. o #PalmeirasRV360. Esperamos ver mais inovações por aqui e que o Manchester City sirva como um ótimo benchmarking para nossos clubes.

Imagens: Divulgação.

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Raphael Lavor é publicitário, fanático por futebol, colecionador de camisas e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

 

Category: Marketing