#Malherbe2020 | Caen lança sua visão de futuro

caen - abertura

Após lutar durante toda a última temporada da Ligue 1 por uma vaga na UEFA Europa League – que não veio por pouco –, o Stade Malherbe Caen, ou simplesmente SM Caen, certamente percebeu que pode mais. E, buscando dar vida às suas ambições, o clube lançou ontem (19) a visão #Malherbe2020, que engloba a renovação de sua identidade visual e infraestrutura que nortearão os projetos do clube pelos próximos quatro anos.

Começamos pela identidade visual, que, literalmente, mudou a cara do Caen. Isso porque, diferente dos outros cinco logos que já teve em sua história, neste se destaca a sua nova mascote “Vik” – um viking normando, que justifica o conceito Normands e Conquerants (“Normandos e Conquistados”, sendo o primeiro termo uma afirmação de origem e o segundo um novo valor de marca).

caen - logo

caen - vik 2

Além da comunicação institucional, a nova marca do Caen já está presente no ônibus do elenco e, futuramente, será praticada nos uniformes pela Umbro, nova fornecedora esportiva do clube, que chega para substituir a Nike.

caen - onibus

caen - umbro

A parte de infraestrutura, por sua vez, compreende três projetos. O primeiro e mais “simples” é a renovação do estádio Michel-d’Ornano, que terá seus assentos padronizados conforme a nova identidade visual do Caen, ganhará cobertura wi-fi e verá seus vestiários, setores de hospitalidade e camarotes serem completamente remodelados, assim como a loja oficial do Caen.

caen - estadio 002

A Academia onde o Caen realiza os trabalhos de base também será reformado. Além de alojamentos (27 quartos), refeitório e outras estruturas-padrão, o clube contará com sete salas dedicadas à educação – boleira e escolar – de seus jovens valores. O local também poderá ser usado pelo time principal, favorecendo a integração entre profissionais e atletas em formação.

caen - academia

E agora chegamos ao projeto principal: um CT próprio no já existente complexo de Veloix. A construção acontecerá em duas etapas: até o final de 2016, o Caen implantará dois campos sintéticos, área de treinamento e pista de atletismo; e até 2018 será erguido um edifício com 5.000 m2 de área reservada à equipe profissional.

caen - centro de treinamento

A mensagem no futebol francês é clara: ou os clubes se modernizam – dentro de suas possibilidades, claro – e olham para o futuro buscando evidenciar e criar diferenciais, ou verão apenas o Paris Saint-Germain no topo da tabela e no centro das atenções temporada após temporada. O Caen parece ter entendido o recado.

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação

Category: Marketing