Mais uma vez, MLS quebra seu próprio recorde de público nos estádios

mls-sounders

2014, 2015 e 2016. Três anos em que o público médio não para de crescer nas temporadas regulares (pré-play offs) da Major League Soccer-MLS. A última, encerrada em 24 de outubro, levou mais de 7 milhões de pessoas aos estádios, cravando a média 21.692 torcedores em cada um de seus 330 jogos. Números que consolidam a elite dos EUA como o sexto campeonato mais popular do mundo, atrás apenas de 1. Bundesliga (41.968), LaLiga Santander (38.076), Premier League (35.516), Liga MX (26.794) e Chinese Super League (24.255).

montreal

Das 20 franquias, dez registraram aumento de público, com destaque para os canadenses Montreal Impact (+16,4%), Toronto FC (+13,4%) e Vancouver Whitecaps (+8,9%). Curiosamente, o TOP3 das arquibancadas, formado por Seattle Sounder, Orlando City e New York City FC, levou menos gente do que em 2015. Com 14.094 por jogo (-12%), o FC Dallas teve o pior resultado da temporada — embora seja maior do que a de 11 clubes do nosso Brasileirão. Confira:

01. Seattle Sounders — 42.636 (-3,6%)
02. Orlando City — 31.324 (-4,6%)
03. New York City FC — 27.196 (-6,3%)
04. Toronto FC — 26.583 (+13,4%)
05. LA Galaxy — 25.147 (+7,5%)
06. Vancouver Whitecaps — 22.330 (+8,9%)
07. Portland Timbers — 21.144 (0%)
08. Montreal Impact — 20.669 (+16,4%)
09. New York Red Bulls — 20.620 (+4,9%)
10. New England Revolution — 20.185 (+2,8%)
11. San Jose Earthquakes — 19.930 (-5%)
12. Real Salt Lake — 19.759 (-2%)
13. Sporting Kansas City — 19.597 (-0,5%)
14. Houston Dynamo — 19.021 (-7,9%)
15. Philadelphia Union — 17.519 (+0,4%)
16. Columbus Crew — 17.125 (+0,8%)
17. DC United — 17.081 (+5,2%)
18. Colorado Rapids — 16.278 (+4%)
19. Chicago Fire — 15.602 (-2,5%)
20. FC Dallas — 14.094 (-12%)

mls-atl

E para 2017 as perspectivas são animadoras, já que a MLS contará com duas novas franquias já populares: o Atlanta United, que já vendeu mais de 22 mil ; e o Minnesota United, que virá da “Segundona” North American Soccer League-NASL com, por ora, 8 mil carnês garantidos.. Novo recorde a caminho?

Thiago Zanetin tem 31 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

Category: Marketing