Lanterna na Itália, Hellas Verona agradece fidelidade da torcida

hellas verona 1

Risco de rebaixamento beirando 100%. Ultimíssima colocação, a seis pontos do penúltimo colocado. Um turno inteiro sem vitórias: em 19 jogos, foram oito empates e 11 derrotas. Um dos únicos clubes das grande ligais europeias que ainda não venceu em seu campeonato – o outro é o Troyes, da Ligue 1 francesa. Como você percebe, o Hellas Verona teria muitos motivos para se esconder em seus próprios problemas. Mas encontrou um ainda melhor para não se acovardar: a sua torcida.

Presentes aos milhares no estádio Marc’Antonio Bentegodi, e sempre numerosíssimos fora de casa, os butei, como são conhecidos, fazem, nessa temporada desastrada, o mesmo que fizeram nos recentes, e tristes, anos entre as séries B e C: cantam e gritam durante 90 minutos por jogo, algumas vezes com protestos contundentes, mas sem uma vaia – afinal, il Verona non si fischia (“o Verona não deve ser vaiado”), eles pregam. Por isso, o clube resolveu converter as arquibancadas no seu principal vetor de marketing para ainda lutar pela permanência na elite.

hellas verona 2

A primeira ação foi de reconhecimento. O Hellas comprou saiu hoje (14) com um anúncio de página inteira na Gazzetta dello Sport – o diário esportivo de maior ciculação na Itália -, agradecendo e exaltando os seus seguidores como unici (“únicos”). Essa iniciativa foi precedida por uma coletiva de imprensa do proprietário gialloblù, Maurizio Setti, que garantiu seguir com o clube mesmo em caso de rebaixamento. Tudo calculado? Não há como saber. O fato é que, pela repercussão em sites de torcedores – o Verona é um dos clubes que mais agrega “mídia alternativa” na Bota -, a publicidade funcionou.

hellas verona 4

E, em seguida ao anúncio na Gazzetta, o clube reforçou o convite para que a torcida continue ao seu lado, baixando significativamente os ingressos de todos os setores disponíveis aos fanáticos que não adquiriram carnês para 2015-16. Uma correção de rumo necessária, já que, no início da temporada, o majoramento dos preços em relação a 2014-15 baixou o número de inscrições (de 14.017 para 13.208) e também refletiu na média de público (19.229 contra 17.428). No próximo dia 24, o Verona volatrá a jogar em casa. Acreditamos que a resposta nas arquibancadas já está garantida. Virá também em campo?

hellas verona 5

Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha sempre em ver as verdadeiras cores gialloblù da cidade brilhando Europa afora.

Imagens: Divulgação

Category: Marketing