LaLiga debate regulamentação e gestão das redes sociais

Foi realizada na sede da LaLiga, em Madrid, uma conferência com o tema “Os problemas de regulamentação do uso e gestão de redes sociais no futebol. Conflitos do negócio online”, com o objetivo  de debater sobre a importância das redes sociais como ferramenta de comunicação nos clubes. A fundação LaLiga é formada por 42 times, sendo 20 na primeira divisão e 22 na segunda divisão. Participaram do evento  diversos profissionais de diferentes áreas do futebol, proporcionando uma visão geral do assunto.

laliga_redes

Javier Gomez, CEO corporativo da LaLiga explicou o propósito da conferência. “Queremos compartilhar e fazer reflexões comuns sobre este assunto atual, a partir de uma abordagem técnica. É importante conhecer a visão da LaLiga, clubes e os operadores de televisão neste contexto “.

Em relação à violação dos direitos de transmissão através das redes sociais, o responsável pela gestão de Marketing e Novas Mídias da Mediapro, Ignacio Arrola, disse “Agora qualquer pessoa é um editor e um simples vídeo dos melhores gols de um jogador pode violar os direitos de ligas, clubes, músicas e etc”.

O Gerente de Novas Mídias do Atlético de Madrid, Alejandro Ugarrio, participou dando a visão de redes sociais e sua exploração comercial a partir do ponto de vista de um clube de futebol. “A forma mais barata e mais rápida de alcançar os fãs são as redes sociais. Isso permite rentabilizar e ao mesmo tempo, ser atraente para os patrocinadores. As redes sociais são apenas um suporte, podem ser bem ou mal usadas, mas há muitas oportunidades” . “Um jogador que chega ao Atlético de Madrid sabe que todo o poder do clube nas redes sociais pode ser usado em seu benefício”, acrescentou.

w_900x700_261926177381aefaed2612520616_05_26_redes-sociales-futbol_031

O diretor-geral de Inovação da LaLiga, Ignacio Trujillo, falou sobre os desafios da entidade. “Nós devemos ser a escolha número um de entretenimento no mundo, porque o futebol já não se trata apenas do jogo. Nós fornecemos ao fã uma experiência 24×7 para se tornar protagonista  da sua própria experiência.”

Fechando o evento, o professor de direito administrativo da Universidade Carlos III, Alberto Palomar, mostrou aspectos legais relativos ao direito à informação e os limites de liberdade de expressão nas redes sociais.

No último sábado, foi realizada a primeira transmissão ao vivo pela página oficial da LaLiga, a partida entre os times femininos de Club Atlético de Madrid e Athletic Club Bilbao.

 

Imagens: Divulgação

Raphael Lavor é publicitário, torcedor, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: Marketing