#Inclusão | Cegos podem “ver” e viver a UEFA EURO 2016

Um moderno sistema de Audio Description está possibilitando que cegos e deficientes visuais possam “ver” os jogos dentro dos estádios na UEFA EURO 2016. Diversas informações são transmitidas através de fones de ouvidos: uma série de histórias que não fala somente do jogo dentro das quatro linhas, mas também de detalhes das torcidas na arquibancada, penteado dos jogadores, reação de técnicos e diversas curiosidades que fazem parte do ambiente da partida.

57686ace68dd6

Este serviço é gratuito para os torcedores e, por enquanto, está apenas em francês. A ideia foi da célula social da UEFA, o CAFE (Centro para Acesso ao Futebol Europeu). Esta realização foi aprovada pela Federação Francesa de Cegos e implementada por uma associação belga, ASA, que já realiza este tipo de trabalho na Bundesliga.

Mas qual é a diferença entre o audio description e uma transmissão de rádio convencional? Kevin Venderborght, um torcedor cego de 32, fã do Manchester United e Juventus, explica: “O comentarista me dá toda a informação que está me faltando visualmente. O campo se divide em zonas, para eu saber exatamente onde a bola está. No final eu vivi aquela experiência como todos os outros torcedores. Todos os detalhes são importantes, desde o penteado do Poga, até as bandeiras que estão penduradas no estádio. Graças ao ‘audio descriptor’, não nos falta nenhuma informação. Pessoalmente, eu uso o fone somente em um ouvido,  deixo o outro livre para ouvir todo o clima ao redor de mim.”

13419192_543611509179928_2673203503766091941_n

O futebol é para todos e a UEFA cumpre esta função social, merecendo todos os elogios por esta ação.

Raphael Lavor é publicitário, torcedor, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: Marketing