#ICC2016 | Torneio se consolida como principal pré-temporada do mundo

A International Champions Cup se tornou o principal torneio de pré-temporada do futebol mundial, com participação de gigantes europeus. Criada em 2013, inicialmente a competição era disputada somente em território americano, mas se expandiu para outros mercados, com jogos na China e na Austrália. Neste ano, a disputa pelo título começará no dia 22 de julho.

large_Website_Art-1461083985

Os organizadores já demonstraram satisfação com o ritmo de vendas dos ingressos, principalmente para os jogos de Barcelona e Real Madrid. Poucos lugares estão disponíveis e a expectativa é de que até esta quarta-feira (29) todos os bilhetes estejam esgotados. E nós aproveitamos para testar o sistema de compra online. O caminho é fácil, acessado pelo site oficial da competição e direcionado para o guichê eletrônico. É possível escolher pelo setor ou deixar que o site busque o melhor lugar disponível, tudo rápido, sem filas virtuais ou erro de acesso.

large_r43-1466716706

Em relação a patrocinadores, o ICC conquistou o interesse de grandes empresas, que estão divididas como local sponsors:

EUA: Heineken, McDonald’s, Indeed, Groupon e Vivid Seats

CHINA: Adidas, Chevrolet, Aon, Tag Heuer, Marketing Manchester, Aeroflot Russian Airlines, VIP LeSpors

AUSTRÁLIA: Audi, Unibet, Indeed, Victory State Government

12ee0b3579311975cc81074b2e95b34b

O interessante é notar a quantidade de patrocinadores relevantes para a disputa na China, onde jogarão Manchester United e Manchester City. Do total de patrocinadores, quatro também patrocinam os red devils, o que mostra que as empresas estão aproveitando a popularidade do clube no mercado asiático.

Falando em futebol nos EUA, o sucesso da competição só demonstra que o interesse americano pelo esporte cresce significativamente. Um torneio relevante, com grandes craques dentro de campo, que terá início um mês após o fim da Copa América Centenário (logo falaremos mais sobre ela), em que os americanos conquistaram o quarto lugar. As atenções agora estão voltadas para o ICC 2016.

large_169-1456858764

A International Champions Cup será transmitido para mais de 160 países – incluindo o Brasil, via ESPN -, com estimativa de mais de 100 milhões de telespectadores. Destacamos, ainda, outros números relevantes da competição:

– em 2014, a partida entre Manchester United x Real Madrid, em Michigan (foto abaixo), registrou o público de 109.318 torcedores.

032316-SOC-Man-United-Real-Madrid-Big-House.vadapt.664.high.37 (1)

– segundo os organizadores, em 2015, o ICC movimentou cerca de R$ 200 milhões para a cidade de Melbourne, sendo que mais da metade dos ingressos foram vendidos para pessoas de fora da cidade, gerando um grande impacto no turismo.

2ACE40C400000578-3173359-image-a-140_1437741211636

Vale ressaltar que os organizadores fazem um ótima comunicação nas redes sociais durante todo o ano, acompanhando as principais ligas e postando conteúdos exclusivos com clubes e jogadores.

Raphael Lavor é publicitário, fanático por futebol, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: MarketingMercado