#EURO2016 | No Twitter, Umbro provoca a Nike após eliminação da Inglaterra

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Dois dias após ficar de fora da UEFA EURO 2016, com a eliminação da Irlanda – sua única seleção no torneio –, a Umbro encontrou uma forma “extraoficial” de se reativar na disputa. Como? Provocando a Nike. Momentos após a surpreendente eliminação da Inglaterra frente à Islândia, a diamond publicou a seguinte mensagem:


Nem precisa de tradução, certo? As dezenas de milhares de retweets likes comprovam que os mais de 50 anos vestindo Inglaterra (primeiro entre 1952 e 1974, depois de 1984 a 2013) cravaram a Umbro no coração dos torcedores mundo afora. Uma lembrança de marca que a Nike ainda não conseguiu e nem conseguirá apagar, e contra a qual deverá concorrer enquanto for parceira do English Team.

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Mas, afinal, por que essa provocação da Umbro? A explicação começa em 2007, quando a Nike, buscando expansão no mercado europeu, desembolsou milhões para adquirir a Diamond. A gigante americana, então, deu início a uma operação de esvaziamento da marca inglesa, absorvendo seus principais contratos, incluindo a histórica parceria com a Inglaterra. Em 2013, a Nike revenderia a Umbro à americana Iconix Brand Group, sua atual administradora. Desde então, as duas fornecedoras vivem uma “rivalidade estrutural”, que rendeu, inclusive, esse anúncio de despedida que você vê acima – outra alfinetada.

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Atualmente, Nike e Inglaterra mantém o terceiro maior acordo de camisa entre seleções: € 34,5 milhões por temporada (2013-2018). Já a Umbro recupera-se no mercado de clubes – e em especial na Inglaterra, onde reconquistou Everton, Hull City, West Ham, Derby County, Balckburn Rovers e até assina os mantos do emergente Salsford City. A diamond também tem um forte presença no mercado LATAM, com contratos no Brasil (sete entre as séries A, B e C, nove no total); Argentina e Colômbia (quatro em cada); Uruguai e México (três em cada); Peru (dois); e Chile, Equador e Costa Rica (um em cada).

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Thiago Zanetin tem 30 anos e é redator publicitário na Concêntrica Comunicação e Conteúdo. Fanático seguidor do Hellas Verona, sonha com o dia em que as verdadeiras cores gialloblù da cidade voltarão a brilhar na Serie A e na Europa.

Imagens: Divulgação.

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