#EURO2016 | Irlanda é a grande vencedora fora das 4 linhas

A Irlanda se despediu da UEFA EURO 2016 ontem (26), após a derrota para anfitriã, França, nas oitavas de final. E, se por um lado a seleção não foi vitoriosa dentro de campo, por outro, o país foi o grande protagonista fora dele. Como? Por causa dos torcedores.

Republic of Ireland fans celebrate after the final whistle during the UEFA Euro 2016 Qualifying Playoff second leg at the Aviva Stadium, Dublin. PRESS ASSOCIATION Photo. Picture date: Monday November 16, 2015. See PA story SOCCER Republic. Photo credit should read: Niall Carson/PA Wire. RESTRICTIONS Editorial use only, No commercial use without prior permission, please contact PA Images for further information: Tel: +44 (0) 115 8447447.@@SOCCER Republic 221244.jpg

A federação irlandesa revelou que houve mais de 275 mil aplicações por ingressos feitos por residentes do país para a fase de grupos, através do portal de bilhetes UEFA, mas apenas 32.502 bilhetes estavam disponíveis para os jogos. Mesmo assim, milhares de torcedores foram para a França viver a experiência da competição. Os vídeos dos Boys In Greens correram o mundo, sendo compartilhados por milhões de pessoas. Os irlandeses fizeram a festa em terras francesas com inusitadas canções, como a serenata para uma bela torcedora local, uma “canção de ninar” no metrô para um bebê que estava no colo de seu pai e até mesmo com uma música religiosa para uma freira.

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E quem está comemorando toda essa repercussão é a Football Association of Ireland-FAI, que ganhou mais credibilidade no cenário do futebol mundial e com seus patrocinadores. Vários ativaram seu patrocínio aproveitando o carisma da torcida irlandesa. Separamos alguns exemplos:



THREE (empresa de telefonia móvel) | #makehistory



FORD | Essa paixão irlandesa já existia na Eurocopa 88. #StuttgartOdyssey88



SPAR (empresa alimentícia) | Conquistamos os corações deles. Agora, vamos ter que quebrá-los.



SPAR (empresa alimentícia) | Os franceses se arrependerão da Irlanda ir embora.

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Mas a patrocinadora que mais está comemorando é a Umbro, fornecedora da seleção irlandesa (a única vestida pela marca nesta EURO 2016), com toda visibilidade conquistada na mídia e nas redes sociais. O país foi um dos mais populares e teve o retorno mais positivo em relação à menções sobre os países participantes da competição.

Essa parece ser a EURO dos britânicos, pelo menos em questão de marketing, já que, além da Irlanda ter sido este fenômeno, a torcida da Irlanda do Norte emplacou o hit Will Griggs On Fire e o País de Gales está fazendo história chegando às quartas de final logo na sua primeira participação. E tudo isso ao mesmo tempo em que comenta-se sobre as consequências do BrExit no cenário político e econômico – e boleiro – do Reino Unido.

Imagens: Divulgação | Irish Independent

Raphael Lavor é publicitário, torcedor, colecionador de artigos futebolísticos e trabalha na Klefer Marketing Esportivo.

Category: Marketing